Saúde mental nos escritórios: por que é preciso falar sobre o assunto?

Saude mental nos escritorios Por que e preciso falar sobre o assunto

Empresas, por histórico, são ambientes cheios de demandas profissionais, que naturalmente, acabam sendo uma fonte de tensão para todos os envolvidos. São prazos, sobrecarga de tarefas, ambiente competitivo e outros aspectos que transformam o espaço corporativo em um lugar estressante. Muitos profissionais estão suscetíveis ​​a problemas de saúde mental, sem nem perceber.

Hoje, algumas corporações têm se atentado aos riscos para a saúde mental dos colaboradores. Em tempos de trabalho híbrido e home office, os processos inteiramente virtuais e o distanciamento, torna-se ainda mais difícil acompanhar de perto a saúde dos profissionais com quem se trabalha.

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria KPMG, 85% das empresas pretendem aplicar o modelo híbrido para suas equipes ainda este ano ¹. Mesmo que o foco seja evidenciar a flexibilidade no trabalho, há questões que envolvem a saúde mental, como a adaptação à rotina híbrida, e a necessidade de criação de um ambiente saudável para os colaboradores tende a tornar-se uma preocupação na rotina gerencial. Além disso, a maneira que os trabalhadores buscam construir relações com suas empresas vem se transformando, uma vez que estes, independentemente do formato de trabalho, preferem trabalhar com organizações que tenham como premissa ‘’uma conexão’’ em forma de parceria colaborador-empresa, do que as tradicionais formas de “controle” previamente associadas a estes espaços.

Os problemas e contratempos cotidianos são normais e ocorrem em todas as ocupações. Então, como saber se há algo errado? 

Quando os sintomas mudam de ocasionais para frequentes, pode-se notar que algo está fora do normal, por exemplo, quando sentimentos de baixa realização pessoal, cansaço mental e físico, dificuldade de concentração, baixa autoestima, desânimo, apatia, fracasso e incompetência são incessantes, como é o caso de muitos colaboradores que sofrem de desgaste emocional no ambiente de trabalho.

 

A saúde mental também pode afetar os líderes

Um líder é o centro das interações entre gestão e funcionário, devido a isso, é essencial que ele esteja em ‘’equilíbrio’’ emocional, para que tenha um melhor desempenho com seus colaboradores. Tomadores de decisões e responsáveis pelos resultados da organização, os gestores sofrem uma pressão enorme e precisam, acima de tudo, ser resilientes para lidar com tudo.

O desempenho de toda equipe sofre, quando esses profissionais vivenciam um episódio de ansiedade ou depressão. Portanto, como o líder é quem incentiva e observa o andamento da equipe, quando ele está passando por um momento delicado, impacta todos ao redor. 

Além disso, é papel dos líderes notar quando há algo de errado com um dos colaboradores, precisando sempre estar atento aos sinais como: falta de motivação, introspectividade repentina, problemas em realizar tarefas, entre outros fatores, sempre pensando em garantir o bem estar da equipe.

 

Benefícios para a empresa em investir em saúde mental

Transtornos mentais são a principal causa de afastamento do trabalho, o que implica no desfalque da equipe e afeta a produtividade da empresa. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 300 milhões de trabalhadores ao redor do mundo sofrem de depressão, sem contar outros transtornos como a ansiedade, compulsão, entre outros. 

Os cuidados com a saúde mental, além da atuação de forma efetiva para diminuir doenças na equipe, é fundamental. Afinal, a empresa sofre juntamente com o colaborador, quando ocorrem afastamentos médicos prolongados, por exemplo. Por isso, ter uma equipe confiante e com a saúde mental em dia, mantém a produtividade e melhora o relacionamento pessoal e interpessoal.

Quando a saúde mental dos colaboradores vai bem, o índice de faltas e atrasos diminuem expressivamente. Afinal, se você se sente acolhido no seu ambiente de trabalho, o ato de ir para o escritório não é visto como uma obrigação, tão logo, torna-se agradável estar naquele ambiente.

 

Meditação x Saúde mental 

A meditação pode ser uma maneira alternativa de ajudar a tratar condições como ansiedade e depressão, pois se baseia em técnicas para levar a mente a um estado de concentração e foco, que pode desencadear ao longo do tempo episódios de tranquilidade. A prática inclui o controle da respiração e a busca pelo equilíbrio emocional.

Entre os benefícios da meditação, estão a redução da ansiedade, estresse, insônia, e ela também pode ajudar a controlar a pressão arterial e a tratar distúrbios alimentares. Fora isso, auxilia na concentração em diferentes atividades. 

Se você busca melhorar a saúde mental no seu escritório, conte com a MINDSELF! Aqui, nossos profissionais estão qualificados para proporcionar bem-estar à sua empresa.

 

Fonte:

¹Link

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.