Pesquisas comprovam a eficácia da meditação

iimagem de blog

Há cinco anos, dados de questionários da Pesquisa Nacional de Saúde dos EUA indicaram que, entre 2012 e 2017, o número de adultos que praticam a meditação triplicou. Isso se deve ao crescimento gradual do interesse de cientistas e instituições sérias sobre os efeitos da prática para a saúde mental. 

Para melhor entendimento, as publicações em revistas científicas sobre mindfulness (ou “consciência plena”, forma de meditação que trabalha a atenção plena ao aqui e agora), cresceram de 12, em 2000, para 624, em 2015, segundo dados da Associação Americana de Pesquisa em mindfulness. No Reino Unido, um protocolo que une mindfulness à terapia cognitiva comportamental é uma das indicações terapêuticas para a depressão recorrente, preconizada nas diretrizes oficiais de saúde.

A ciência por trás da meditação

Nos últimos anos, diversas pesquisas científicas vêm comprovando que a meditação, mais do que relaxar, pode ter efeitos concretos sobre a saúde de uma pessoa. Um novo estudo feito na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, é mais um a dar aval científico à prática. De acordo com a pesquisa, meditar por alguns minutos todos os dias ajuda a aliviar sintomas de ansiedade, depressão e dores crônicas.

  • Redução do stress – pesquisadores do Davis Center for Mind and Brain da Universidade da Califórnia

Segundo as observações realizadas  por pesquisadores do Davis Center for Mind and Brain da Universidade da Califórnia, uma pessoa em estado de meditação consome seis vezes menos oxigênio do que quando está dormindo. Os efeitos para o cérebro vão mais longe: pessoas que meditam todos os dias há mais de dez anos, têm uma diminuição na produção de adrenalina e cortisol, hormônios associados a distúrbios como ansiedade, déficit de atenção e hiperatividade e stress. Além disso, notou-se um aumento na produção de endorfinas, ligadas à sensação de felicidade e bem-estar.

  • Melhoria do sistema cardiovascular – estudo feito pela Universidade de Ciências da Saúde da Geórgia

A Universidade de Ciências da Saúde da Geórgia conseguiu melhorar a sobrecarga cardíaca de 31 adolescentes americanos hipertensos. Os jovens apenas acrescentaram um hábito a suas rotinas: meditar duas vezes por dia, durante 15 minutos, ao longo de quatro meses. Outros 31 receberam orientações médicas, mas não meditaram. A primeira metade terminou o período de testes com a massa do ventrículo esquerdo menor – sinal de redução dos riscos de desenvolver doenças cardíacas e vasculares.

  • Insônia e distúrbios mentais – estudo de 2008, do Northwestern Memorial Hospital, de Illinois

Técnicas de relaxamento profundo, colocadas em prática durante o dia, podem melhorar a quantidade e a qualidade do sono. É o que aponta um estudo de 2008, do Northwestern Memorial Hospital de Illinois. Cinco pessoas, com 25 a 45 anos e sofrendo de insônia crônica, foram submetidas a meditação durante dois meses. Passaram a dormir duas horas a mais por dia e alcançaram níveis de sono REM mais próximos do considerado saudável.

  • Melhoria na concentração – Universidade de Harvard

As áreas do cérebro responsáveis pela memória e pela atenção chegam a ficar mais densas quando se medita. Essa foi a conclusão dos pesquisadores de Harvard, Yale e MIT, municiados por scanners de cérebro. Pessoas que meditam com frequência ao longo de vários anos também demoram mais para sofrer a redução destas áreas, em especial o córtex frontal. 

O que é muito legal destes estudos é que os efeitos e as mudanças físicas e químicas em nosso cérebro não levam anos a começarem a acontecer. A prática recorrente, de alguns minutos por dia (em média 15 minutos apenas), já é suficiente para que em aproximadamente 8 semanas você já comece a ter esses efeitos. E isso é demonstrado, dentre outras formas, por exames de imagem do cérebro comparando o antes e o depois destas 8 semanas. Portanto, é muito importante a conscientização de que é o hábito que vai trazer os maiores benefícios ao longo do tempo.

E aí, vamos começar a praticar?

A MindSelf é uma empresa especializada em Programas de Meditação e Mindfulness para o ambiente corporativo, atuando como ferramenta de treinamento mental e de desenvolvimento pessoal. Nós ensinamos muito mais do que meditar… vamos ajudar no que é mais difícil, na construção desse novo hábito saudável. Se a sua organização quer proporcionar mais inteligência emocional, saúde e bem-estar aos colaboradores, entre em contato com a gente. 

 

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.