Pesquisa mostra que meditação pode rejuvenescer o cérebro

woman holding a brain icon and using a laptop

A meditação pode auxiliar em diversos quadros de saúde e, inclusive, ajudar na prevenção do adoecimento emocional, reduzindo o estresse e a ansiedade, mas uma pesquisa recente trouxe mais uma novidade sobre a prática: meditar pode rejuvenescer o cérebro. 

A pesquisa foi conduzida pela neurocientista Sara Lazar, do Hospital Geral de Massachusetts e da Harvard Medical School, nos Estados Unidos, que começou a praticar a meditação após sofrer lesões decorrentes de uma maratona. Ela encontrou estudos que apontavam que a atividade, além de reduzir o estresse e a ansiedade, também era capaz de diminuir a dor e a insônia, e ainda aumentar a qualidade de vida. 

Com essas informações, Lazar decidiu iniciar sua própria pesquisa e analisou pessoas que praticavam a meditação por sete a nove anos. O estudo descobriu que os participantes com forte formação em meditação aumentaram a massa cinzenta do cérebro em várias áreas, incluindo o córtex sensorial, auditivo e o frontal, relacionado à memória e à tomada de decisão. 

No processo de envelhecimento é natural que a massa cinzenta encolha, porém a pesquisa revelou que em pessoas acima de 50 anos que praticavam a meditação, essa região se mantinha na mesma proporção do que a registrada em pessoas com 25 anos. 

 

A importância das pausas para descansar o cérebro 

Como todo órgão do corpo humano, o cérebro também precisa de uma pausa para se refazer e se restabelecer. Na verdade, o repouso do cérebro é ainda mais importante, pois neste estado de repouso ele consegue reorganizar as experiências diárias e memórias, tornando-as aproveitáveis pela consciência.  

Assim, um pequeno intervalo, na verdade, dentro da sua rotina diária, já pode ajudá-lo a encontrar esse descanso. Por esse motivo, se você ou os profissionais que trabalham com você se sentem cansados, a meditação pode auxiliá-los, sendo uma importante pausa para a recuperação do cérebro e seu rejuvenescimento. 

A MINDSELF recomenda a prática de meditação diariamente e pode te ajudar a iniciar estes exercícios.

 

Fonte:
Link

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.