Meditação é recurso para empresas que buscam bem-estar

Blog Meditacao e recurso para empresas que buscam bem estar

A saúde mental se torna uma preocupação cada vez mais constante da sociedade e, consequentemente, das organizações. O bem-estar dos colaboradores proporciona mais qualidade de vida aos profissionais, redução dos afastamentos e absenteísmo, além de mais produtividade para as equipes, pois alguém que não está bem emocionalmente, não consegue entregar todo o seu potencial.

No contexto da pandemia, a necessidade de olhar para dentro de si, para as relações de trabalho e para o bem-estar daqueles com quem convivemos adquiriu um senso de urgência, e essa preocupação já é sentida pelos gestores. De acordo com a pesquisa “Tendências Globais de Capital Humano”, realizada anualmente pela Deloitte, 80% dos 9.000 líderes de negócios e RH de 119 países, apontaram o “bem-estar” como uma tendência importante ou muito importante para o ano.

Esse novo cenário tem contribuído para que diversas medidas sejam adotadas pelas empresas, com o objetivo de promover bem-estar emocional para os colaboradores. Dentre as diversas atividades que estão sendo implementadas nas empresas, a meditação ganha destaque, por possuir comprovação científica de sua eficácia na redução do estresse e da ansiedade dos profissionais, além de auxiliar em diversos outros pontos, como no aumento da capacidade de foco, melhora nos processos de tomada de decisão, entre outros benefícios.

 

Piora da saúde mental e meditação para combatê-la 

A situação da saúde mental piorou muito nos últimos anos, pois segundo uma análise feita pelo Observatório da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipesbe) a chegada do coronavírus afetou a saúde mental e emocional de 57% dos brasileiros, arrastando-se até para o período pós-pandêmico.

Com o surgimento e a intensificação de diversos transtornos mentais como a ansiedade e a depressão, mais pessoas começaram a meditar, em busca de mais equilíbrio emocional. Um estudo feito pelo V. Trends, consultoria hub de insights e pesquisa da Vivo, revelou que o número de adeptos da meditação cresceu 45%. Os números ainda revelam que a meditação se tornou um hábito: 85% praticam toda semana, enquanto que 38% diariamente. Além disso, o estudo aponta também que os praticantes sabem dos efeitos positivos e não abrem mão da atividade.

 

Programas de meditação para empresas 

O crescimento do número dos praticantes de meditação, somado à constatação dos benefícios da atividade, tem contribuído para que as empresas passem a adotá-la em seus programas de bem-estar para colaboradores.

Mas não basta apenas proporcionar as ferramentas para que os colaboradores meditem, como aplicativos, mas é importante também fornecer as instruções e ter o apoio de profissionais, que conduzirão a implementação da atividade na organização.

Acompanhar também como está a saúde mental do time e os impactos que a meditação está proporcionando também é indicado, para garantir o melhor aproveitamento da prática.

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.