Dicas para uma equipe mais produtiva

Img

Uma equipe produtiva traz muito mais chances de sucesso para os negócios. Em um ambiente estável, sem muitas mudanças e influências de outro fatores, já é difícil garantir a produtividade de uma equipe, imagine então manter uma equipe produtiva em tempos difíceis como os atuais. Para isso, é necessário que o gestor seja muito mais assertivo com a sua liderança.

A pandemia de COVID-19 acarretou inúmeros problemas. Para os gestores, o principal obstáculo a ser vencido é manter a motivação e produtividade da equipe. A conturbação desse momento têm feito com que muitos funcionários tenham uma queda de desempenho, pois muitas preocupações e incertezas começaram a habitar a mente de todos.

Esse novo cenário reforçou ainda mais a importância dos gestores incentivarem e apoiarem os profissionais, mantendo o time focado e disposto para o bom cumprimento das tarefas. Com o incentivo correto, os colaboradores tendem a se manter mais focados e positivos para conseguir atingir suas metas. Por isso, nós da MindSelf, separamos algumas dicas para ajudar na gestão da sua equipe.

Tenha transparência

Busque manter transparência nas tomadas de decisões e comunique-se com clareza com o seu grupo. Isso garante que os profissionais compreendam as tarefas a serem realizadas, bem como saibam por que elas são essenciais.

 

Ouça a sua equipe

É importante ouvir com atenção as questões apontadas pela sua equipe e deixar sempre um espaço para o diálogo, dessa forma você reafirma os laços de confiança que são fundamentais para que todos possam seguir juntos em busca dos resultados esperados.

 

Utilize o feedback

O feedback é uma ferramenta essencial para que a sua equipe consiga corrigir as falhas que existem e possa se desenvolver no caminho esperado pela empresa. Dessa forma, os colaboradores compreendem melhor como se espera que sejam obtidos os resultados.

 

Facilite o fluxo de trabalho

Defina as prioridades e elimine todas as tarefas desnecessárias. Dessa maneira, os profissionais podem se concentrar em projetos e demandas que realmente geram algum valor. Menos é mais quando se trata se eliminar atividades desnecessárias.

 

Programe pausas durante o expediente

Uma das maneiras de manter a equipe produtiva são as pausas, elas ajudam a garantir a saúde mental dos colaboradores no local de trabalho. Atenção, é importante incentivar os colaboradores a respeitarem as pausas e não continuarem trabalhando neste momento. Seja você um exemplo para sua equipe e faça esses momentos acontecerem de forma natual.

Promova atividades para engajar

Incentive atividades que possam auxiliar os colaboradores a se desenvolver pessoalmente, a buscar o autoconhecimento. A meditação, por exemplo, pode ajudar muito o seu time a ser mais produtivo, pois é comprovado cientificamente que ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade e aumenta o foco e a capacidade de concentração da equipe, entre outros tantos benefícios.

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.