Como tornar o ambiente de trabalho ainda mais humano

oo

Quando pensamos em trabalho, sabemos que se trata do antigo conceito de vender suas habilidades, sua inteligência e seus serviços para a empresa que te contrata. No entanto, muitas pessoas buscam em seus respectivos trabalhos algo que vá além desse tipo de relação e do salário, e isso representa um novo desafio para quem quer contratar.

Jovens profissionais têm priorizado lugares que possuam semelhança com seus valores e propósitos, pois atualmente, a história e a cultura de uma empresa são fatores que a geração Y e Z levam em consideração ao se candidatar para uma vaga de emprego.

Uma pesquisa sobre Tendências Globais de Capital Humano 2019, da Deloitte, apontou que adaptar-se às novidades e estabelecer um ambiente de trabalho mais humano tem criado uma vantagem competitiva na busca e retenção de novos talentos. Para isso, as organizações precisam rever seus objetivos se quiserem avançar. 

 

Por que adotar um trabalho mais humano?

O relacionamento entre empresas e clientes tem mudado, se tornado mais próximo e mais transparente. Tal mudança interfere diretamente no modo em que a relação com os colaboradores é conduzida. Os efeitos da transformação em busca de um ambiente de trabalho mais humano influenciam também na nova geração de colaboradores, que passam a ser mais críticos e conscientes quanto à postura das organizações. Os novos profissionais não são conformados com modelos prontos e antigos, mas sim, buscam achar seu propósito e realização pessoal com aquilo que trabalham.

 

Como deixar sua empresa mais humana?

1 – Construa locais divertidos na sua empresa: investir em um local divertido com pequenas pausas para relaxar durante o dia e com a opção de trabalhar a céu aberto. Esses ambientes também são capazes de inspirar a criatividade, além de ajudar no desempenho dos funcionários.

2 – Promova eventos fora do trabalho: é uma maneira de reforçar o espírito de equipe, bem como ajudar na construção de um bom relacionamento entre os seus colaboradores, como almoços no final de semana ou durante a semana, mas em coletivo; happy hour e jantares à noite; festas de confraternização; coffee breaks e palestras e atividades profissionais fora do local convencional de trabalho, entre outros.

3 – Tenha horários e espaços flexíveis: flexibilizar jornadas de trabalho é uma forma de organização que, quando bem pensada, ajuda a aumentar a produtividade, pois permite que os funcionários possam operar nos horários mais confortáveis para cada um.

4 – Ofereça cursos e workshops com as equipes: essas atividades demonstram que a sua empresa está investindo no crescimento profissional dos colaboradores, pois os funcionários também se sentem valorizados, o que contribui para tornar o ambiente mais agradável e produtivo.

5 – Realize feedbacks sinceros: eles são importantes para que os colaboradores saibam o que as empresas esperam de seu trabalho, por isso são necessários para melhorar o desempenho e ajustar os serviços e otimização de tarefas.

6 – Reduza a desatenção dos colaboradores: busque suporte tecnológico para estimular hábitos saudáveis dentro da empresa. Por exemplo, o uso de softwares que otimizam a organização e o andamento de tarefas, tornando as atividades mais eficientes e completas.

7 – Elabore estratégias de endomarketing: é uma iniciativa que visa melhorar os diálogos dentro da empresa, bem como atua na divulgação e promoção dos produtos e serviços para os próprios colaboradores.

8 –  Incentive o cuidado com a saúde mental: promova atividades como reuniões, palestras, dinâmicas e atividades que promovam saúde e equilíbrio emocional, como por exemplo, exercícios, rodas de conversa e a prática de meditação no ambiente corporativo.

 

Com base nisso, é importante humanizar e aproximar as relações dentro do ambiente corporativo, para que o espaço de trabalho possa proporcionar bem-estar a todos os colaboradores.

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.