Nos dias de hoje uma empresa não pode estar exclusivamente preocupada em obter lucros de forma predatória, até porque existe uma relação importante entre felicidade e produtividade. Certamente o lucro é desejável, no entanto, cada vez mais é necessário que as empresas tomem medidas para que o ambiente de trabalho seja mais saudável e prazeroso. Um local estressante, rodeado de conflitos impacta diretamente no resultado da empresa.
O que diz a ciência sobre a relação felicidade e produtividade
Pessoas felizes produzem mais e melhor, e essa afirmação tem base cientifica! Shawn Achor, autor do livro “O jeito Harvad de ser Feliz“, aponta que um cérebro positivo atua de forma 31% mais produtiva sendo capaz de produzir 37% mais vendas. Nas palavras do autor: “Acredito que os indivíduos são capazes de alinhar seus pensamentos e se tornar mais otimistas e felizes“.
O que a empresa pode fazer para aumentar a felicidade no local de trabalho?
É importante que a empresa procure tornar o ambiente de trabalho o menos agressivo possível, sendo assim, é necessária uma análise de todo o processo produtivo para verificar onde ocorrem obstáculos para um trabalho harmonioso e pacífico. Ocorrências como assédio moral, cobranças constantes e metas quase impossíveis são barreiras para a felicidade do colaborador e, logo, para a melhor eficiência da empresa. Apesar de não existir uma fórmula pronta, pequenas dicas podem fazer a diferença para aumentar a felicidade na empresa:
Crie instrumentos para ouvir ativamente as queixas e questões pessoais de todos os colaboradores, em todos os níveis da empresa;
Envolva seu time nas atividades e partilhe as decisões, isto aumenta a sensação de relevância e pertencimento do colaborador;
Saiba reconhecer as pequenas conquistas tanto quanto os grandes projetos.
A busca pela felicidade é uma busca interna e uma jornada pessoal de cada um, de modo que, por mais que a empresa forneça um local propício, o colaborador pode encontrar dificuldades para ter tranquilidade no trabalho, pois fatores como ansiedade, nervosismo e depressão estão cada vez mais presentes no ambiente empresarial.
Felicidade aumenta produtividade no trabalho
Segundo os pesquisadores, foi notável que as emoções positivas revigoraram, o que mostra efeitos positivos na produtividade e no comportamento. A felicidade também melhora envolvimento com a rotina de trabalho, uma vez que os trabalhadores passam a estar mais presentes e ativos. Um ambiente de trabalho feliz e agradável representa um aumento na permanência dos trabalhadores na empresa, diminuindo consequentemente a rotatividade. Em geral, os trabalhadores felizes estão mais dispostos a entregar além do esperado.
Outras Formas de estimular a felicidade na empresa
Você já meditou hoje ?