Como os colaboradores podem cuidar de si mesmos?

Como os colaboradores podem cuidar de si

A saúde mental nunca esteve tão em alta. Após dois anos marcados pela maior crise sanitária do século, vimos crescer consideravelmente a procura por soluções completas para suprir não só o cuidado com a saúde física, mas, principalmente, com a mental e a emocional. 

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS)¹ mostram que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no planeta. Estamos falando de 9,3% da população, o equivalente a mais de 18 milhões de brasileiros que convivem com a ansiedade. 

Além do apoio fundamental por parte das empresas, sejam por gestores de RH e líderes de equipe, é de extrema importância que o próprio colaborador tenha consciência da necessidade de  cuidar da própria saúde mental.

Afinal, tanto pessoas que estão em tratamento quanto aquelas que gostariam de ter um cuidado maior com sua saúde mental podem tomar algumas medidas benéficas, lembrando que isso não substitui a avaliação de um profissional qualificado. Existem pequenas ações que podem aliviar o estresse do dia a dia e melhorar a relação com o trabalho, como:

 

  • Exercícios físicos: ajudam a lidar com o estresse e também são bons para a saúde física. Não é necessário ter uma rotina de malhação intensa. Caminhadas leves e atividades prazerosas que movimentam o corpo já são bastante úteis.

 

  • Alimentação: pode ter um impacto positivo na saúde mental. Comer de maneira variada, incluindo frutas, grãos, legumes e verduras nas refeições, ajuda a manter o corpo e a mente saudáveis.

 

  • Bom sono: cuidar do sono é essencial. Noites mal dormidas favorecem o estresse e a ansiedade. Estabeleça uma rotina que envolva alguns rituais antes de dormir, evitando cafeína, comidas pesadas, além do uso de celulares e tablets por, pelo menos, 30 minutos antes de se deitar.

 

  • Procure manter sua rotina de trabalho regular: excesso de trabalho toma o tempo que poderia ser usado para outras atividades, prazerosas e de autocuidado. Se você está sentindo sobrecarga, avalie a situação e peça ajuda a seus superiores. Trabalhar em excesso eleva os níveis de estresse.

 

  • Procure ser gentil com você mesmo: pessoas com depressão tendem a ser muito autocríticas, mas é preciso lembrar que a doença torna difícil até mesmo a tarefa mais fácil.

 

  • Busque ajuda: não hesite em procurar ajuda se você sentir que a carga de trabalho está impossível de administrar ou se sentir sufocamento, desânimo ou cansaço excessivo, pois tudo isso pode ser sinal de depressão. Não espere pelo momento “certo” para procurar ajuda; quanto antes, melhor.

 

  • Medite: a meditação apresenta inúmeros benefícios para a saúde, como a redução da ansiedade e estresse, melhora da pressão arterial e aumento da concentração.

 

  • Vícios: Controle o consumo de álcool e outras substâncias psicoativas, que podem piorar os sintomas do estresse e da depressão.

 

A MINDSELF está à disposição para elevar a qualidade de vida e bem-estar da sua equipe através dos programas de meditação e mindfulness para o ambiente de trabalho. Entre em contato conosco e saiba mais!

Fonte:

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