Como implementar a meditação na cultura organizacional da empresa

Blog Como implementar a meditacao na cultura organizacional da empresa

Que a meditação tem inúmeros benefícios, nós já sabemos. E além do mais, sabemos que ela impacta diretamente na redução da ansiedade  e do estresse, na melhoria da qualidade do sono e no aumento da capacidade de processamento cerebral, aumentando o foco e a produtividade. 

O trabalho desenvolvido em uma empresa é um espelho da saúde do colaborador, pois se o funcionário não está bem, nada do que ele produzirá irá bem também. Portanto, o bem-estar desse indivíduo impacta diretamente nos resultados de uma empresa.

Os altos níveis de estresse e ansiedade têm levado muitas empresas a terem grandes prejuízos com absenteísmo, turnover e sinistralidade. É necessário estar atento à saúde da equipe e promover práticas que melhorem sua qualidade de vida, criando um ambiente de trabalho mais confortável e saudável. Por isso, a meditação é uma prática altamente recomendada para o clima organizacional das empresas.

Mas como implementar?

A meditação na empresa pode ser trabalhada de várias formas, pesquisadores alegam que ela pode ser benéfica em qualquer horário do dia. Porém a dúvida geralmente é: como levar essa cultura aos meus colaboradores?

É comum algumas pessoas se perguntarem “como meditar no trabalho é possível?”, principalmente quando não se sabe se alguém do ambiente já meditou antes. E uma das muitas vantagens da meditação é que ela pode ser praticada mesmo sem experiência, e sem a necessidade de um local ou roupa especial. Confira algumas formas de meditação para empresas:

  • Meditações Guiadas: são formas de fazer uma meditação apenas ouvindo uma voz de um especialista, ou um mantra, para que facilite a imersão dentro da sua própria mente.
  • Grupos: meditações em grupo são ótimas para promover interação, além de trazer segurança para os colaboradores que estarão fazendo uma atividade juntos.
  • Salas silenciosas: é legal permitir que o colaborador medite em lugares reservados, como uma sala de reuniões, para permitir uma conexão maior. 
  • Meditação online: meditar em chamadas também é uma forma de manter a meditação viva no ambiente de trabalho, respeitando a todos e o seu espaço.

 

O importante é sempre ter um instrutor de qualidade e certificado, para guiar a prática mais adequada e de maneira correta para os participantes, facilitando para que todos possam se beneficiar desta pausa que pode ser restauradora. 

 

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.