Como estimular a meditação entre os colaboradores?

Post Instagram Empresa De TI Tecnologia Vagas Falsas Em Plataformas Online Azul Verde

Muito se fala sobre como a meditação pode ajudar, e muito, a vida corporativa. Isso acontece por conta dos vários benefícios que essa prática pode trazer, segundo estudos nacionais e internacionais. No entanto, como esse método pode ser implantado de forma confortável para os colaboradores?

Algumas pessoas podem se sentir pressionadas a meditar, outras podem fazer algum tipo de relação entre meditação e religião. Porém, há tempos que a meditação se desprendeu destes conceitos, hoje a meditação é apenas uma forma de exercitar a mente, o foco e a clareza mental, sendo associada ao equilíbrio emocional e à prevenção de doenças psicoemocionais. 

Mas como explicar aos colaboradores?

Você não terá de convencer seus colaboradores, porém alguns podem parecer mais receosos. Nesta ocasião, o interessante é saber o que seus colaboradores pensam sobre a prática. Uma pesquisa de clima pode ajudar, ou até mesmo abordar o assunto em feedbacks e avaliações de desempenho. Tais medidas podem te ajudar a conhecer melhor seus liderados e saber qual a melhor abordagem.

Uma vez que você já sabe a opinião dos colaboradores, e após considerar a maioria, é indicado ter em mente um diagnóstico, como um raio-x da saúde mental de cada indivíduo, para então traçar uma estratégia ideal. 

 

Implementação do início 

A MINDSELF trabalha com diversos programas corporativos para ajudar as organizações na tarefa de estimular a meditação entre os colaboradores, com foco em melhorar a saúde mental dos profissionais. Conheça alguns serviços que podem compor os programas:

IMEPP: o Índice MINDSELF de Equilíbrio Pessoal e Profissional permite uma avaliação da qualidade de vida e do nível de equilíbrio emocional dos colaboradores na sua organização. Consiste em uma autoavaliação individual e pessoal sobre aspectos de uma vida equilibrada, trazendo consciência sobre o estado atual, para provocar reflexão e oportunidades de melhoria ao colaborador. 

Sessões Guiadas: os programas de sessões guiadas combinam diferentes práticas meditativas e ajudam a criar o hábito de meditar. Cada sessão pode ser realizada de forma online ou ao vivo, com 15 minutos de duração e são conduzidas por  instrutores qualificados e experientes. 

Palestras: a MINDSELF realiza palestras sobre controle da ansiedade, equilíbrio emocional, felicidade, benefícios da meditação e mindfulness, burnout, formação de hábitos positivos, entre outros temas, que podem ajudar a melhorar a saúde mental dos seus colaboradores.

Cursos: já o Curso de Meditação e Mindfulness trabalha com o conceito do desenvolvimento da Inteligência Emocional, através de exercícios baseados em meditações que podem ajudar a ampliar o autoconhecimento e o foco. Além disso, a prática pode auxiliar a melhorar a capacidade de relacionamento, bem como o trabalho em equipe. 

Workshop: por meio do Workshop ‘’Mindful Leadership’’, é possível aprimorar habilidades de inteligência emocional para uma liderança mais humana e eficiente, com maior capacidade de lidar com os desafios e pressões do dia a dia, além disso, os líderes podem desenvolver mais clareza para as tomadas de decisão e cultivar melhores relacionamentos com as equipes.

Aplicativo: O APP MINDSELF MeDiT ajuda o colaborador a incorporar o hábito da meditação em sua vida, permitindo o uso a qualquer momento. Simples e intuitivo, possui práticas guiadas, sons para meditar e um conteúdo moderno do Curso MINDSELF de Meditação e Mindfulness próprio da MINDSELF. Além disso, fornece um relatório gerencial para acompanhamento da utilização e gestão do engajamento. Disponível para Android e iOS.

Estações de Meditação: permite que o colaborador faça uma pausa saudável durante o dia a dia de trabalho, através de uma prática simples, guiada ou não guiada dentro da empresa e no horário que desejar, além de ocupar um espaço muito pequeno no ambiente.

Caso sua organização esteja interessada em inserir a prática meditativa no dia a dia, entre em contato conosco. Mas lembre-se sempre de manter seu colaborador confortável e promover atividades que proporcionem o equilíbrio emocional, pois essas iniciativas também promovem a melhora da saúde mental e do desempenho dos profissionais.

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.