Buscas por auxílio psicológico por colaboradores aumentam 250%

Buscas por auxilio psicologico por colaboradores aumentam

Com mais pessoas sofrendo com distúrbios mentais e com o agravamento desses quadros, os transtornos mentais se tornaram um problema de saúde pública, razão que contribuiu inclusive para que a Síndrome de Burnout atualmente seja considerada uma doença ocupacional pela OMS (Organização Mundial da Saúde). 

Um estudo realizado pela International Stress Management (ISMA), considerou a força de trabalho brasileira como a segunda mais estressada do mundo. Segundo o levantamento, 72% dos trabalhadores brasileiros sofrem de estresse e 32% de Síndrome de Burnout.

O fato é que a saúde mental do trabalhador brasileiro ‘’piorou’’ muito nos últimos 10 anos e a pandemia acelerou ainda mais o surgimento dessas doenças. Essa realidade também impactou na busca por tratamento para esses transtornos, pois segundo um levantamento realizado pela Optum, somente entre 2011 e 2020, o número de funcionários que procurou esse tipo de ajuda cresceu 250%. O estudo se baseou no banco de dados da empresa, que atendeu 276 mil casos somente nesse período.

 

Organizações como protagonistas da saúde mental 

Durante a pandemia, gestores puderam acompanhar de perto como o cenário pandêmico agravou a vida de suas equipes, com relatos de cansaço mental, luto em decorrência das vítimas e medo do desemprego, e essas constatações despertaram o olhar de muitas organizações para a necessidade do cuidado com a saúde mental de seus colaboradores. 

Organizações são feitas por pessoas, por isso o cuidado com a saúde mental dos colaboradores é essencial, independente de qual seja a função do profissional. Para auxiliar os funcionários nessa jornada, diversas iniciativas podem ser realizadas como programas de saúde e implementação de atividades focadas em promover mais bem-estar e equilíbrio emocional.  

Além de oferecer ações que reduzam o adoecimento emocional, como a meditação entre outras atividades, é importante que a preocupação com a saúde mental dos colaboradores faça parte da cultura organizacional, para que tanto líderes, quanto os demais profissionais sejam capazes de identificar e auxiliar quem precisa de ajuda. 

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.