A saúde mental ainda é um tabu nas organizações 

A saude mental ainda e um tabu nas organizacoes

O tema saúde mental tem ganhado força na atualidade, porém ainda é um tabu nas organizações e na sociedade, já que para muitas pessoas revelar como se sente ou admitir que está passando por um problema e precisa de ajuda, ainda é considerado como um sinal de fraqueza. 

Essa é uma questão que precisa ser acompanhada, pois além de afetar a qualidade de vida dos colaboradores e impactar diretamente na rotina de trabalho, esses transtornos mentais geram altos custos para a sociedade. De acordo com a pesquisadora Sara Evans-Lacko, da London School of Economics, o Brasil perde 78 bilhões de dólares com a baixa de produtividade causada pela depressão¹. Nosso país também é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais deprimido. 

De acordo com um levantamento sobre o tema feito pela Kenoby, software de recrutamento e seleção, em 2021², dos 488 profissionais de RH entrevistados de empresas com até 500 funcionários, 93% reconheceram que falta um olhar das empresas, no geral, para a saúde mental da equipe, sendo que 67,4% responderam que na empresa onde trabalham já aconteceram afastamentos de colaboradores por algum problema emocional.

O afastamento de profissionais tem sido uma consequência séria deste cenário, pois uma outra pesquisa, realizada pela startup Closecare, revelou que a incidência de atestados médicos relacionados a esse tema cresceu 20% desde 2020³, principalmente em empresas com atividades administrativas. 

Dados como esses reforçam a importância da sociedade abordar esse tema, e as organizações têm um papel fundamental nesse processo na vida dos colaboradores, não somente para promover discussões sobre o assunto, mas também para proporcionar recursos para auxiliar os profissionais na busca por mais saúde mental. 

 

Barreiras para o cuidado com a saúde mental 

A Organização Mundial da Saúde alerta que uma em cada quatro pessoas sofrerá com um transtorno da mente ao longo da vida. Apesar dos números, poucas empresas têm um programa de bem-estar mental e emocional para seus funcionários. Mesmo diante desses dados, por que ainda existem tantas barreiras para falar sobre a saúde mental no ambiente de trabalho? 

A forma como a sociedade lida com o tema vem mudando ao longo do tempo, mas ainda existe muito preconceito. Claramente, há uma combinação de fatores que podem impedir que essa temática seja discutida abertamente, mas abaixo listamos alguns deles: 

  • Medo do que as pessoas vão pensar; 
  • Ser visto como uma pessoa desequilibrada ou imatura pelos colegas de trabalho; 
  • Que esse quadro tenha efeitos negativos sobre a carreira, impedindo que o profissional seja reconhecido pelo seu trabalho;
  • Que os transtornos sejam vistos por outras pessoas como um sinal de fraqueza;
  • Dificuldade em aceitar o problema em si.

 

Independentemente das barreiras que existam, as organizações têm o papel essencial de promover discussões sobre o tema, bem como incluir iniciativas que possam proporcionar mais qualidade de vida e melhorar a saúde mental dos colaboradores. As empresas devem ajudar no tratamento dos transtornos, bem como investir em ações para preveni-los. 

A diferença entre organizações que investem no bem-estar dos funcionários é que elas tendem a ter menor rotatividade e absenteísmo, do que as empresas que não entendem a relevância dessa questão. Mostrar aos colaboradores que trabalho e saúde mental são elementos complementares é uma forma de incentivá-los a buscar mais equilíbrio e bem-estar. 

 

Iniciativas para melhorar a saúde mental nas organizações 

Se você é gestor ou até mesmo um colaborador em busca de soluções para ajudar a sua equipe, algumas iniciativas simples podem ajudar a proporcionar mais qualidade de vida para o seu time. 

Uma sugestão é incluir na agenda dos funcionários horários regulares para pausas curtas para atividades como meditação e relaxamento. Outra forma de proporcionar mais bem-estar para os profissionais é promover iniciativas como palestras, ginástica laboral, mesas redondas e conversas sobre temas de interesse dos colaboradores, ou ainda ensinar exercícios práticos para relaxar e desacelerar. 

 

Benefits of Meditation in companies 

Os benefícios da meditação são comprovados cientificamente e exercitar a consciência pode melhorar o desempenho em diversos tipos de tarefas, não apenas no ambiente de trabalho. 

Veja alguns motivos para incorporar a meditação no programa de saúde e qualidade de vida da sua empresa: 

 

  1. Descompressão;
  2. Melhora da concentração; 
  3. Aumento da criatividade;
  4. Redução da ansiedade;
  5. Melhora do humor e dos relacionamentos.

 

Se você quer levar mais saúde mental para a sua empresa, conheça os programas de meditação personalizados da MINDSELF, especialmente desenvolvidos para o ambiente de trabalho. 

 

 

Fonte:

¹Link
²Link
³Link
Link

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.