A importância do autoconhecimento

importancia-autoconhecicmento

A jornada para o autoconhecimento é algo que leva tempo e que não acontece de uma hora para outra. Além disso, o conhecimento sobre si mesmo é um processo contínuo e mutável.

Autoconhecimento é reconhecer tudo aquilo que afeta o seu bem-estar.

As experiências, histórias pessoais e acontecimentos no decorrer da vida, são primordiais para o crescimento e desenvolvimento pessoal.

Mudamos o tempo todo: nossos gostos, lugares que frequentamos, amigos que fazemos ao longo do caminho, amigos que perdemos ao longo do caminho, círculos sociais que se fecham para que outros se abram, mudanças profissionais e etc. São naturais para que tenhamos a oportunidade de nos conhecermos e questionarmos sobre nossa realidade e compreender que novas mudanças virão.

Por isso, é interessante que o processo de autoconhecimento se torne uma constante na sua vida.

Desenvolvendo o autoconhecimento

Questionar-se sobre o que te faz bem, sobre seus desejos, suas metas, o que precisa ser melhorado em si mesmo,  do que você gosta,  do que você não gosta;  é um exercício pessoal e interno que traz muita clareza. Esteja sempre atento a si mesmo.

O que te enfraquece? O que te fortalece? Quais suas motivações? Perceber pequenas coisas ajudam com que influências externas não sejam significativas ao ponto de afetarem você, te capacitando a tomar decisões mais conscientes. É um processo profundo, mas recompensador.

Como o autoconhecimento beneficia sua carreira

O autoconhecimento, por si só, te ajuda a compreender a si mesmo, mas no campo profissional, você consegue entender melhor suas potencialidades e seus pontos fracos. A consequência é a de lidar melhor com suas falhas, definir estratégias para melhorar suas habilidades e investir na sua capacitação. Um profissional que conhece a si mesmo, tem mais facilidade e segurança para tomar decisões sobre sua carreira.

O autoconhecimento pessoal e profissional caminham juntos, fazendo com que você se sinta mais confortável e produtivo no desempenho de suas funções.  

Esse conhecimento de si mesmo, pode ajudar em:

  • detectar e minimizar falhas;
  • potencializar seus pontos fortes;
  • identificar as oportunidades adequadas ao seu perfil profissional;
  • investir no desenvolvimento de habilidades relevantes a sua carreira;
  • ter diferenciais requisitados em um mercado mais competitivo;
  • definir melhor seus objetivos;
  • melhorar a autoestima e o autocontrole emocional.

 

Você também irá colaborar com o crescimento das pessoas ao seu redor, por vezes, até incentivando  que o outro aprenda a se autoconhecer.

A MINDSELF recomenda o desenvolvimento do autoconhecimento através da prática da meditação como ferramenta de mudança, desenvolvimento pessoal e autoreflexão.  

 

 

 

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.