Você é um líder confiável?

mindself

Autoconhecimento faz parte do seu DNA?

 

Por Sueli S. Klemenchuk

 

Embora o título pareça provocativo, quando o assunto é autoconhecimento precisamos nos aventurar nesta reflexão.  Nesse momento coletivo de pós pandemia, saúde mental é o foco, e para isto, torna-se fundamental trazer à luz questionamentos corajosos e verdadeiros sobre como tem sido nosso comportamento, afinal, cargos de liderança são sempre uma referência, onde o exemplo é fundamental para o  engajamento das equipes, e porque não citar também, no engajamento de filhos, afinal, enquanto pais e responsáveis, ocupamos um papel de liderança.

Quando pensamos em construir uma cultura de bem-estar emocional no ambiente, cabe a certificação (que apenas o próprio curso da vida nos fornece) de que, no papel de gestores e líderes, precisamos ser coerentes em nossas falas e ações, ou seja, existe uma correlação a nível individual entre as ações que pregamos e incentivamos com o nosso comportamento. Se o seu colaborador (ou seu filho…) não enxerga um compromisso autêntico em você, com certeza terá razões de sobra para desconfiar de suas iniciativas (mesmo que de modo inconsciente, é essa a mensagem que ele absorve e reproduz).

Iniciativas de saúde mental e bem-estar emocional serão inúteis se você não participar efetivamente e, o que ficará evidente de fato, será sua ansiedade de querer manter o controle e apenas acalmar as pessoas para que cumpram suas tarefas e objetivos, sendo obedientes à sua fala e sutilmente desencadeando uma das vertentes do estresse.

Quando o foco é incentivar e construir um ambiente humanizado e saudável, o primeiro passo é o autoconhecimento, portanto, ter abertura e honestidade consigo são compromissos diários. Como você administra sua saúde mental?

A meditação viabiliza uma pausa no meio das atividades rotineiras a fim de que, através da respiração (principal âncora das práticas) as pessoas tenham a oportunidade de criar consciência das tensões corporais, reconhecendo também suas próprias emoções, sentimentos e ansiedades, aspectos que contribuem para o autoconhecimento e um melhor autogerenciamento, promove relaxamento e desenvolve atenção plena (em si e no ambiente).

E você, têm feito pausas no seu dia a dia para focar na sua respiração e meditar? Esta é uma excelente oportunidade de treinar sua atenção, se autoconhecer e também reconhecer verdadeiramente cada pessoa que está a sua volta.

Ciclo autoconhecimento (constante para todas as fases da vida):

Meditação-> Desenvolve atenção Plena -> Autoconhecimento = atento a si (consciência de quem é você, suas incoerências, seus pontos fortes e fragilidades),  maior percepção e consciência ao que fala e ao que faz =  aceitação e manejo da própria ansiedade (expectativas e frustrações) = maior atenção aos outros (coerências e incoerências) = diminuição críticas e cobranças = melhora aceitação das diferenças individuais (diversidade) = melhora na comunicação =  empatia (compreensão verdadeira do outro) =  melhora resolução conflitos -> Meditação->

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.