Técnicas de meditação

Tecnicas de meditacao

Para muitas pessoas, a  meditação é ótima em teoria, mas colocá-la em prática pode parecer um pouco distante. Isso porque, com uma lista de afazeres mais longa a cada dia, algumas pessoas têm dificuldade em encontrar tempo para a realização da prática. Mas saiba que com apenas 5 minutos por dia, já é possível obter os benefícios da meditação, por isso é importante conhecer as técnicas relacionadas à atividade. 

Após cientistas finalmente conseguirem estudar o que acontece no cérebro e confirmar que a meditação pode reduzir o estresse, assim como sintomas de ansiedade, depressão e percepção de dor, muitas pessoas começaram a buscar estilos diferentes de meditação a fim de aproveitar esses benefícios. Segundo Edilaine Gherardi-Donato, professora associada e chefe do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP), “a meditação é um exercício de atenção, concentração e presença, e para meditar é preciso intencionalmente focar a atenção em algo, seja interno ou externo, pois é um exercício do estado de atenção plena”, define.

No entanto, não existe uma fórmula exata para meditar, pelo contrário, com o passar dos anos as pessoas foram criando outras formas de meditar, de acordo com a sua realidade e necessidade. De modo geral, também não existe uma técnica que seja a melhor. O tipo de meditação ideal para você experimentar vai depender de como você está se sentindo ou o que você busca em um determinado período – então vamos mostrar alguns estilos efetivos para você explorar e adaptar as suas necessidades.

1. Meditação Mindfulness

A Mindfulness tem como objetivo focar-se em todos os aspectos externos e internos da experiência meditativa. Podem ser pensamentos, sentimentos, memórias, entre outros. Esta prática, porém, é feita sem apego ou julgamento. O praticante aceita as percepções como são, sem posicionar-se contra ou a favor delas.

É uma meditação muito boa para quem deseja voltar o foco para o momento presente. Se você sente que passa muito tempo pensando no futuro ou com pensamentos sobre vitórias/derrotas que não aconteceram, esta prática é perfeita para os seus objetivos.

 

2. Meditação guiada

Esta técnica é ideal para os iniciantes com dificuldade de foco. Pessoas ansiosas normalmente têm mais dificuldade para meditar e perdem o interesse na prática após falharem nas primeiras tentativas. 

Assim como o nome diz, essa meditação guia o praticante para o estado de conexão interior por meio de orientações, histórias e práticas de visualização.

Vale ressaltar que essa modalidade possui uma duração limitada, possibilitando que o praticante saiba quando terminar sem ficar preocupado com os minutos que se passaram. 

 

3.Meditação com afirmações positivas

Afirmações positivas são frases com o objetivo de trazer positividade  por meio de  inúmeras repetições para fortalecer determinado pensamento. Sendo assim, a técnica eleva a autoestima, ensinando a importância do amor-próprio, de valorizar atributos, seguir a sua intuição e se respeitar como indivíduo.

 

4. Meditação com atenção focada

Este exercício consiste em focar a atenção em um único objeto – concreto ou não – durante toda a meditação. Ele pode ser a respiração, um mantra, uma parte do corpo ou algo do ambiente externo, como um quadro ou um vaso decorativo.

Com o passar do tempo, o praticante melhora a sua habilidade de concentração e consegue manter o foco no objeto por mais tempo. Para quem busca levar uma vida mais centrada e controlar a ansiedade, essa meditação é a mais recomendada. 

 

5. Meditação Metta ou do Amor Incondicional 

Esta meditação pode ser muito bacana para quem quer aprender como meditar. Em resumo, ela é voltada para a resolução de conflitos interpessoais. Por meio de oito frases direcionadas à pessoa com quem se tem desavenças, o praticante trabalha o perdão e enxerga como um semelhante, repleto de defeitos e qualidades, não como um inimigo. Assim, você se liberta de implicâncias. 

As frases abaixo são muito utilizadas na meditação Metta. Devem ser repetidas ao longo do exercício, substituindo o espaço pelo nome da pessoa com quem se deseja trabalhar o relacionamento:

 

  • Que ____ seja feliz.
  • Que ____ não sofra.
  • Que ____ encontre as verdadeiras causas da felicidade.
  • Que ____ supere as causas do sofrimento.
  • Que ____ supere toda ignorância, carma negativo e negatividades.
  • Que ____ tenha lucidez.
  • Que ____ tenha a capacidade de trazer benefício aos seres.
  • Que ____ encontre nisso a sua felicidade.

Gostou de entender um pouco mais sobre a meditação? Para mais conteúdos como este, confira o blog da MINDSELF e aproveite para ampliar seus conhecimentos sobre o tema. 

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.