Somente 12% dos colaboradores são totalmente produtivos

WhatsApp Image at

Uma pesquisa feita pelo site Reclaim.ai – site de pesquisas, integrações de plataformas e de oferecimento de serviços – , analisando cerca de 2.000 profissionais de diferentes empresas, entre eles gerentes e membros de equipes, descobriu que somente 12% deles são totalmente produtivos, por mais de seis horas de trabalho. Diversas são as causas desse problema, como excesso de trabalho, interrupções constantes e, principalmente, estresse. Ainda de acordo com a pesquisa, 78,7% dos funcionários experimentam estresse devido à rotina intensa. 

 

Saúde mental e produtividade andam lado a lado

O coach executivo Marcel Schwantes publicou um artigo no site Inc. a respeito do assunto e afirma que “uma força de trabalho esgotada não é saudável – é improdutiva, desgastante e não beneficia ninguém. E para muitos, o custo mental da pandemia e os desafios recém-adicionados de trabalhar em casa não ajudam”.

Percebemos que as condições de trabalho e também do indivíduo afetam diretamente a sua saúde e, consequentemente, seu desempenho profissional. “Cuidar de seus funcionários e seu bem-estar mental precisa ser uma prioridade”, declara Schwantes. Fica claro que a saúde mental, além da física, deve ser uma preocupação das empresas para com seus profissionais. Assim, a meditação tem se tornado cada vez mais frequente em ambientes corporativos, como um momento de pausa e relaxamento em meio à correria. 

 

Meditação: muitos benefícios em uma prática

“A ciência mostrou que a meditação altera o organismo. Entendemos que ela é um treinamento para o cérebro, como os exercícios físicos são para os músculos”, revelou em entrevista o neurocientista americano Richard Davidson, famoso por estudar o cérebro de monges tibetanos durante a prática. Dentre os benefícios pessoais da meditação, estão: menos estresse, aumento do foco, redução da ansiedade, melhora do raciocínio, além de diminuição do risco de infarto. 

Esses benefícios se estendem ao ambiente corporativo, já que a prática também contribui para a criatividade, concentração e capacidade de tomar decisões. Mais do que a produtividade, a meditação impacta diretamente na qualidade de vida dos funcionários, e consequentemente, da empresa.

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.