Saúde dos colaboradores e impactos financeiros

iimagem de blog

Transtornos de saúde mental têm impactos não apenas no âmbito individual. A depressão, por exemplo, atinge a família, a vida social, o trabalho, a economia e o desenvolvimento do país. 

A doença é um transtorno comum em todo o mundo: estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram com ele, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O Ministério da Saúde contabiliza que cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida por ano, ou seja, quase 6% da população brasileira. A patologia pode causar, na pessoa afetada, um grande sofrimento e disfunção no trabalho, na escola ou no meio familiar.

Dados mostram que a depressão, de maneira geral, é a principal causa médica de incapacitação e a quarta doença com maior incidência no planeta. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), no mundo, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio, em quadros mais graves de depressão – a cada ano – sendo essa a segunda principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos.

Os impactos financeiros

Todas as consequências decorrentes da saúde mental abalada refletem em um prejuízo ainda maior para a empresa: o aumento dos gastos. Isso porque tal situação leva à necessidade de a empresa investir capital e esforços como forma de compensar a falta do empregado ou a sua dificuldade de atingir os resultados.

Além disso, também ocorrem os cancelamentos de contratos de clientes, em razão da baixa qualidade das entregas de um colaborador com saúde mental comprometida. Isso impede a empresa de ter resultados positivos nos negócios e afeta a equipe de trabalho.

Como reverter esse quadro?

Prezar por uma boa saúde mental dos colaboradores é de suma importância, tanto para o funcionário, quanto para a companhia. A boa notícia é que existem maneiras de promover um ambiente muito mais favorável para a produtividade e bem-estar de todos como:

 

   1. Proporcione um ambiente aberto e confortável

Promover um ambiente de trabalho com horários mais flexíveis e gestores empáticos aos problemas dos colaboradores é um ótimo ponto de partida para cuidar da saúde mental dos profissionais.

Avalie se na sua empresa há um modelo de gestão transparente, que caminha lado a lado com o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um da equipe. Isso ajuda os profissionais a se sentirem valorizados e incentivados, e a buscarem um crescimento cada vez maior.

 

   2. Invista em pacotes de remuneração e benefícios

O salário está sempre diretamente ligado à satisfação do colaborador. Por mais que o ambiente de trabalho seja bom e que a empresa ofereça equipamentos de qualidade, um bom salário no fim do mês faz toda a diferença.

Sendo assim, sempre que possível, invista em bons pacotes de benefícios e em uma remuneração atrativa para cada cargo. Elaborar um plano de carreira sólido e possível de ser alcançado também é uma ótima forma de manter os funcionários engajados e comprometidos com os resultados.

 

   3. Acompanhe o bem-estar de sua equipe

Procure ficar de olho no clima da sua equipe e faça do feedback uma prática recorrente. Se possível, procure também realizar avaliações mais amplas e completas de bem-estar, levando em consideração questões pessoais, emocionais, físicas e socioambientais. 

Hoje, já é possível utilizar ferramentas que calculam o índice de bem-estar entre os colaboradores e disponibilizam relatórios com o percentual alcançado em cada pilar – pessoal, físico, financeiro, emocional.

Não se esqueça de analisar os resultados e promover ações para amenizar as situações que ainda não estiverem de acordo com o esperado.

   4. Conte com uma estratégia de gestão de saúde

Contar com uma gestão de saúde e de qualidade de vida no ambiente corporativo reflete em bons resultados. Mas, ao contrário do que muitas empresas pensam, é preciso ir além de ações isoladas.

Procure fazer uma análise completa do perfil de saúde dos seus colaboradores, a fim de entender quais são os problemas que mais impactam nos custos e na rotina da empresa. Com base em indicadores e em dados concretos, é possível planejar a implementação de estratégias mais acertadas e que, de fato, promovam bons resultados.

Em resumo, o impacto de não cuidar da saúde mental dos colaboradores é grande para todas as partes envolvidas. Por isso, é fundamental que as empresas valorizem cada vez mais o cuidado da mente e criem estratégias para que os colaboradores se sintam saudáveis e motivados para exercerem as atividades do dia a dia.

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.