Principais tipos de meditação

Untitled

Muito se fala sobre a prática diária da meditação e como os benefícios vêm a médio e a longo prazo. Mas será que existe somente um jeito de meditar?

A ciência e os praticantes do exercício afirmam que não, o tipo de meditação varia para cada perfil de pessoa, do contexto e do lugar de onde se medita. 

Para isso acontecer efetivamente, a pessoa precisa tirar no mínimo 15 minutos ao dia para iniciar esse hábito, que pode parecer um pouco complexo no início. A recomendação é experimentar os tipos e verificar qual o mais confortável, de acordo com o seu estilo de vida. 

Com base nisso, poderíamos classificar os tipos de meditação da seguinte maneira:

 

  • Meditações ativas catárticas

Esse tipo de meditação é caracterizado por trabalhar três bases: a física, a emocional e a mental. A diferença principal entre essas bases é o foco em que se é dado, ou seja, de acordo com o nome de cada base. As meditações catárticas se iniciam geralmente com algum exercício que permita externar eventuais conteúdos emocionais reprimidos. 

  1. As de cunho físico podem trabalhar com alguma atividade física que chegue à exaustão, o que é seguido por um estado de entrega, como correr até precisar deitar-se no chão. 
  2. As modalidades de cunho emocional repetem alguma reação ligada à emoção intensa, como um choro ou riso que deve se iniciar propositalmente e deixar-se ir até um ponto de descontrole, também até a exaustão.
  3. As técnicas catárticas de cunho mental aceleram a atividade mental, para depois meditar em um estado de  quase esgotamento. Uma das técnicas consiste em gritar palavras desconexas com uma música instrumental acelerada em alto volume, até o estado de ‘’cansaço mental’’.

 

  • Meditações ativas de movimento

É caracterizada pela meditação literalmente feita com movimentos, também divida em três categorias, como: devocionais (movimentos relacionados ao misticismo ou religião); programadas (movimentos repetitivos e sequenciais) e espontâneas (movimentos não programados).

 

  • Meditações passivas concentrativas

Neste aspecto, são meditações que buscam a suavidade da prática, podem ser devocionais (foco no místico-religioso), com sons, fixações em pontos físicos, visualizações e naturalização em coisas preexistentes, como a respiração, por exemplo. 

 

  • Meditações passivas perceptivas

A meditação passiva é caracterizada como a entrada em um estado mental no qual o corpo pode ‘’restaurar’’ sua energia e acessar sua paz interior. A prática procura aquietar a mente, acalmando-a das distrações e preocupações excessivas.

Ela pode trabalhar a respiração, a visualização, a pós-concentração, o pós-catarse, bem como técnicas devocionais, de harmonização e testemunhais, tudo sem a execução de movimentos bruscos.

 

  • Técnicas Mistas

Essa última, como o próprio nome diz, tenta ‘’misturar’’ todas as outras técnicas citadas, e/ou alguns elementos delas.

 

Curiosidade sobre a meditação

Além das práticas anteriores, a curiosidade sobre a meditação vai além disso, por isso, também é válido procurar conteúdos sobre, como livros, lives, podcasts e vídeos que falem sobre o assunto, assim você poderá expandir cada vez mais o seu conhecimento.

Em caso de dúvidas sobre o tema da meditação e seus benefícios, entre em contato conosco que podemos ajudar. 

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.