Mindfulness no local de trabalho

Img

A rotina diária da vida adulta de fato é estressante. Os dias são corridos, ocorrem diversos imprevistos e problemas no trabalho que, somados aos que possuímos em casa, podem nos levar ao colapso.

 

Tudo isso pode afetar seriamente nosso emocional, caso não tenhamos consciência para buscarmos um equilíbrio para conviver melhor com a rotina e lidarmos de forma mais assertiva com os problemas.

Para isso, a meditação é um excelente caminho a se seguir, podendo diminuir o estresse e auxiliar no desenvolvimento do equilíbrio emocional e de várias habilidades importantes.

 

Levando estas questões em consideração, é cada vez mais comum a adoção da prática da meditação nas empresas, permitindo que se lide melhor com a tensão e o estresse neste ambiente, de modo a mostrar que o local de trabalho pode ser agradável.

 

Uma das técnicas muito utilizadas, o mindfulness permite que as pessoas lidem melhor com os pensamentos que surgem no calor do momento e com comportamentos nos momentos de estresse.

 

A prática recorrente do mindfulness nas empresas faz os colaboradores se concentrarem melhor, aumentando a produtividade não apenas na empresa, mas também no seu cotidiano.

 

O mindfulness ajuda no desenvolvimento do autoconhecimento e da percepção consciente do momento presente, desenvolvendo e capacitando seu cérebro para ser mais efetivo para lidar com as diversas situações da vida pessoal e profissional. Sua prática no trabalho resulta em não só um local de trabalho mais produtivo, mas também com menos conflitos e discussões desnecessárias, melhorando o trabalho em equipe.

 

Benefícios

 

Com a meditação, um ambiente pode continuar muito produtivo mas ser mais saudável para todos, proporcionando os seguintes benefícios:

 

Redução de estresse e ansiedade

 
  • A cobrança diária pela entrega de resultados não só dos gestores, mas do próprio colaborador, leva ao estresse sem sombra de dúvidas. Isso pode levar a crises de ansiedade e levar aos colaboradores a terem pensamento autodepreciativos, limitando o crescimento profissional.

  • Com a meditação você diminui os níveis de cortisol fazendo com que o seu organismo funcione de forma mais equilibrada e que você possa ter mais facilidade para manter a sua mente focada no que realmente importa. Pessoa que meditam frequentemente relatam que se sentem mais leves e prontas para os desafios que a vida apresenta;
 

Melhora da concentração

 
  • A distração é um problema que afeta a produtividade não somente no trabalho. Nas empresas, as próprias preocupações do trabalho e os smartphones podem atrapalhar e muito o desempenho geral de um colaborador.

  • Com o mindfulness você desenvolve áreas do seu cérebro responsáveis pela concentração e memória, trazendo mais confiança para desenvolver o seu trabalho de forma mais eficiente.
 

Desenvolvimento da inteligência emocional

 
  • Para que um colaborador consiga apresentar melhores resultados, possuir ânimo para inovar e ser proativo, a inteligência emocional precisa estar bem desenvolvida.

  • Está comprovado pela ciência que meditar ajuda no desenvolvimento das habilidades ligadas à Inteligência Emocional, como sua capacidade de gerir suas emoções, no entendimento da sua motivação, na sua habilidade de empatia e de relacionamento com as pessoas. O colaborador que tem o hábito de meditar desenvolve uma melhor postura profissional e consegues lidar melhor com seus colegas de trabalho, gerando maior possibilidade de destaque na empresa.
 

A meditação gera melhor qualidade de vida

Com tantas turbulências em uma rotina acelerada, muitas vezes nos esquecemos do mais importante: a qualidade de vida. O colaborador precisa estar feliz com a sua rotina de trabalho e com a sua vida para se manter produtivo e sempre motivado.

Na meditação é possível se conhecer melhor e organizar os pensamentos para tomar decisões assertivas sobre a vida, cuidando da saúde, se desenvolvendo e aprimorando determinadas habilidades.

Leve esta qualidade de vida para os seus colaboradores. Com a MindSelf você pode trazer a meditação e o autoconhecimento para a sua empresa. Nossos programas foram feitos e pensados para o bem-estar mental e emocional de todos os membros da empresa, em prol de melhores resultados e uma maior harmonia.

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.