Mindfulness no Ambiente de Trabalho: saiba o que é e como impacta as empresas

Img

Quem nunca perdeu a concentração em uma reunião empresarial? Ou então se sente cansado até em situações de lazer. Esse tipo de problema pode ser amenizado através da prática do Mindfulness. Muitas empresas estão investindo em atividades para ajudar seus colaboradores a aumentar o foco, a concentração e a disposição para execução de suas tarefas com menor desgaste. Neste artigo, vamos explicar alguns detalhes sobre essa prática. Acompanhe!

O que é o Mindfulness no Ambiente de Trabalho?

O mindfulness pode ser considerado como uma prática de meditação que foi criada pelo médico e cientista Jon Kabat-Zinn. O cientista decidiu utilizar técnicas de meditação no trabalho com pacientes que sofriam de estresse e também dores crônicas. O resultado aparente foi tão positivo que Kabat-Zinn começou a aprofundar os seus estudos sobre essa prática que acabou se tornando conhecida mundialmente. O principal objetivo do mindfulness é perceber se a pessoa está atenta a aquilo que acontece à sua volta de maneira intencional, e não apenas reagir de maneira automática sobre a realidade em sua volta.

De forma simples, é tomar consciência do momento presente sem julgamento.

Benefícios do Mindfulness

A prática do mindfulness traz diversos benefícios para as pessoas e também para as empresas. Ela desenvolve nos colaboradores uma nova percepção sobre si mesmo e eles passam a reconhecer em si mesmo ótimas qualidades que antes, talvez não percebiam com tanta clareza.

Podemos destacar como os principais benefícios do mindfulness: maior concentração; mente mais calma; aumento da criatividade; redução do estresse e da ansiedade; melhora do desempenho cerebral; percepção das emoções positivas; melhora da qualidade de vida e do bem-estar, entre outras.

Qual o impacto desta prática para as empresas?

No Brasil a aplicação do mindfulness voltada para o mercado corporativo ainda não é muito significativa mas tem crescido. Em outros países do mundo isso já é realidade. Na Espanha, por exemplo, de acordo com o Observatório de Recursos Humanos, das 102 empresas classificadas como Top Employers, 64% já têm iniciativas do mindfulness no ambiente de trabalho. As ações de maiores destaques nas empresas espanholas são a adoção de espaços de meditação no próprio ambiente de trabalho, que estão presentes em 62% delas e também os programas de autoconsciência e desenvolvimento pessoal em 52% delas. O principal impacto nas ações de mindfulness no ambiente corporativo diz respeito ao aumento da produtividade dos colaboradores. A partir de índices menores de estresse, alívio de depressão e diminuição da ansiedade, o foco e a concentração aumentam e a equipe vai trabalhar de maneira muito mais positiva e com menor desgaste. A partir da prática constante do mindfulness, é possível desenvolver novas habilidades para enfrentar todos os obstáculos do dia a dia tanto na vida profissional como na pessoal. A empresa que oferece isso vai ganhar com profissionais mais equilibrados, criativos e com melhor capacidade de realização de suas tarefas.

Quer implantar isso na sua empresa? A MindSelf pode te ajudar!

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.