Meditar pode me tornar um profissional melhor?

Img

Você já foi pra casa depois de trabalhar várias horas com a sensação de que seu dia não foi produtivo? Às vezes acontecia comigo. E acontece com muita gente. O grande problema é que isso não é nada saudável e, passando por isso de forma recorrente, podemos adoecer com o estresse e a ansiedade.

Um fato inquestionável é que nosso mundo está absolutamente frenético, com muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, novas tecnologias surgindo a todo momento, uma quantidade enorme de novas informações e novos conhecimentos para serem assimilados. E a tendência é que ele fique cada vez mais acelerado. Isso vai nos dando a sensação de que o tempo está passando cada vez mais rápido, de que não temos tempo pra nada, de estarmos completamente sobrecarregados, etc. Eu costumo dizer que nós não temos qualquer controle sobre isso. Você concorda? Ou buscamos uma forma de lidar melhor com essa realidade, com toda essa velocidade, ou vamos nos tornando cada vez mais estressados e ansiosos.

OK! Mas então como lidamos com isso? É exatamente nesse ponto que entram as práticas da meditação. São milhares de estudos realizados nas últimas quatro décadas que têm demonstrado que nós podemos viver e trabalhar melhor, com mais equilíbrio emocional e mais qualidade de vida, mesmo nesse mundo super agitado. E são estudos de instituições renomadas como Harvard, Stanford, Yale, UCLA, pra citar algumas nos Estados Unidos, Oxford, na Inglaterra, Universidade de Zaragoza na Espanha, dentre outras. Aqui no Brasil, também temos instituições sérias pesquisando os efeitos da meditação, como o Instituto do Cérebro, do Hospital Israelita Albert Einstein.

Muitos dos estudos verificam que quando a meditação se torna uma prática regular, algumas modificações importantes acontecem em nosso cérebro. Esses resultados foram identificados por meio de um grupo de pessoas que não possuíam esse hábito e começaram a meditar de 10 a 20 minutos por dia em um programa de oito semanas, fazendo um acompanhamento de imagens do cérebro, antes e depois do programa.

Segundo a neurocientista da Harvard Medical School e do Massachusetts General Hospital, Dra. Sara Lazar, verificou-se que áreas do cérebro aumentam de tamanho. É o caso do córtex pré-frontal, que é responsável, dentre outras coisas, pela nossa cognição e tomada de decisões. Ou também o hipocampo esquerdo, que auxilia na aprendizagem, memória e regulação emocional. Essas são apenas algumas das áreas que aumentam de tamanho e ficam mais ativadas.

Uma outra região do cérebro impactada pela prática regular é a amígdala cerebral, responsável, de certa maneira, pelas nossas impulsividade, ansiedade, medo e estresse em geral. Segundo a Dra. Sara, as imagens mostraram uma diminuição do tamanho da amígdala, o que significa que podemos controlar melhor nossos impulsos emocionais.

Porém, observando de forma mais prática, através de várias atividades dos programas que a MindSelf tem conduzido no mundo corporativo e também nos cursos que temos ministrado em empresas, para líderes e colaboradores em geral, são inúmeros os relatos que ouvimos de pessoas que se dizem mais focadas e atentas na tarefa ou ao que está se passando no presente, além de sentirem uma melhora importante na capacidade de ouvir os outros com mais atenção. Pessoas que se dizem menos ansiosas no dia a dia e que têm tido melhoras no humor, entre outros progressos emocionais.

A meditação não é a solução para todos os nossos problemas, longe disso, mas se praticada com regularidade, pode sim ser uma forte aliada para nos tornarmos pessoas melhores, com  mais saúde emocional e mais qualidade de vida.

Ao longo dos próximos artigos vamos explorar um pouco mais os benefícios das práticas. Vou trazer alguns cases bacanas de empresas relevantes com programas estruturados para os colaboradores. Também vamos explorar os mitos e desconhecimentos que várias pessoas têm sobre a meditação, o que afasta, infelizmente, muitas pessoas de começarem a praticar e diversas empresas de implementarem os programas.

Mas esses são assuntos para os próximos artigos. Me acompanhe aqui que vem muita informação bacana pela frente!

E você, já meditou hoje?

Wagner Lima é sócio-fundador e palestrante da MindSelf

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.