Meditação pode diminuir frequências de erros e perda de memória

iimagem de blog

Uma pesquisa da Universidade Estadual do Michigan, nos Estados Unidos, revelou que a prática da meditação pode reduzir a frequência de erros ou perda de memória enquanto o indivíduo está com pressa. 

Publicada na revista Brain Sciences em 2019, o estudo testou como a meditação, focada em sentimentos e sensações, pode ajudar a diminuir a quantidade de erros que alguém realiza quando está, por exemplo, trabalhando ou realizando outra atividade que requer maior concentração.

Vale ressaltar que os participantes da pesquisa nunca haviam realizado alguma forma de meditação, sendo que esta foi a sua primeira experiência com a prática. Sendo assim, os responsáveis pelo estudo monitoraram, por cerca de 20 minutos, como suas atividades cerebrais respondiam ao exercício de meditação.

Logo após, os voluntários tiveram que preencher um teste no computador que media sua distração. Jeff Lin, doutor em psicologia da Universidade e um dos autores do estudo, disse que a ciência consegue provar poucos efeitos reais da meditação na atividade corporal humana, e que isso é um grande avanço para as pesquisas da área. Ainda que os indivíduos não tenham apresentado melhoras rápidas quando foram fazer as tarefas com pressa, os pesquisadores apontaram que essa descoberta abre uma nova janela para a meditação sustentada, também chamada de Mindfulness, e como ela pode aprimorar o tempo de percepção de erros.

 

  • O mindfulness e a concentração 

Cientificamente comprovado, o Mindfulness auxilia e estimula a concentração e o foco. É um estado mental que permite ao paciente deixar de fazer coisas de modo automático, estimulando a fazer escolhas mais conscientes.

O conceito se refere basicamente em ter a consciência do próprio corpo, sentimentos, mente e pensamentos. Portanto, seu objetivo é fazer com que as pessoas saiam do piloto automático e assumam verdadeira consciência sobre o momento presente, as sensações e emoções que as envolvem. Vale ressaltar que a Mindfulness proporciona maior inteligência emocional, empatia e autoconhecimento, além de reduzir os sintomas da ansiedade, da depressão e da insônia.

 

  • Quais são os benefícios do Mindfulness?

Adotar essa técnica em seu dia a dia oferece muitas vantagens, em diferentes aspectos do cotidiano. Ao colocar as ações em prática do jeito certo, é possível garantir mais qualidade de vida, bem como outros resultados interessantes. A seguir, veja quais são os principais benefícios do uso de Mindfulness:

 

  1. Redução do estresse;
  2. Aumento da produtividade;
  3. Melhora da capacidade cognitiva;
  4. Ampliação da sensação de bem-estar.

De acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, o termo ‘’tempos líquidos’’ é o que classifica nossos tempos atuais que, ao contrário da antiguidade ou da Idade Média, as relações pessoais ou mesmo os cenários políticos e econômicos mudam rapidamente. Esse clima de constantes mudanças rápidas pode gerar muita ansiedade, estresse e irritabilidade. 

Com a pandemia aceleramos ainda mais transformações nos campos da saúde, educação, trabalho e profissão que tem como grande marca a virtualização de processos e relacionamentos. Então, neste cenário, a prática do Mindfulness pode ser um eficiente recurso no sentido de promover um melhor gerenciamento das emoções que nos torne aptos à convivência com transformações cada vez mais rápidas das sociedades líquidas nas quais vivemos.

A prática está diretamente ligada à comprovação empírica em diversos centros de pesquisa ao redor do mundo. Além disso, esse foi um dos motivos para que fosse tão popularizado no Ocidente, pois, embora fosse praticado há milhares de anos, a prática do Mindfulness, foi recebida com nível de descrédito em muitos países ocidentais, até que as evidências científicas foram feitas e demonstraram seus muitos benefícios.

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.