Meditação para aumentar o foco

young business woman working at her desk with laptop

Ser concentrado nos torna mais produtivos, pois melhora nosso desempenho no trabalho e na vida pessoal. Se não estamos concentrados no “aqui e agora”, nos dispersamos e algo muito importante pode passar despercebido.

 Por isso, aprender a se concentrar pode parecer desnecessário, mas é fundamental. Todavia, assim como qualquer outra habilidade, a concentração exige prática, que pode ser estimulada através da meditação e do mindfulness.

 Assim como cada parte do corpo tem a sua função, a mente não é diferente, sendo responsável por produzir pensamentos sem parar. A meditação é uma atividade de autoconsciência, que nos permite entrar em contato consigo, desacelerando a mente e organizando os pensamentos, sejam bons ou ruins, sem julgamento. Veja a seguir como a prática da meditação pode melhorar a capacidade de manter o foco.

 

Como o mindfulness pode ajudar o foco

A técnica do mindfulness é uma maneira de ter plena consciência do que está acontecendo no presente, saber quais são as reais prioridades, desenvolver um nível profundo de concentração e recuperar o foco quando nossa mente está divagando.

Com alguns exercícios é possível treinar a consciência para que, sempre que você estiver desatento, perceba, pare, e consiga redirecionar a atenção. Por isso, o treino de atenção plena deve ser frequente, pois assim você conseguirá provocar a neuroplasticidade – adaptação do cérebro – e fazer com que “voltar ao foco” se torne um hábito.

 

A meditação como caminho para se manter focado

 Considerando os fatos, é claro que a meditação de mindfulness (está correto usar o termo “meditação de mindfulness”?) é uma das melhores maneiras de aumentar o foco e a concentração. Existem alguns truques que podemos tentar durante o dia para nos ajudar a focar, principalmente quando somos iniciantes e ainda não pegamos o jeito.

 Quando nos sentamos para a meditação guiada, uma das instruções que recebemos frequentemente é prestar atenção em como sentimos o ar entrar e sair pelas narinas ou focar em uma parte do corpo. Ao fazermos isso, aperfeiçoamos certos sentidos em nossos corpos, mas não precisamos, necessariamente, estar meditando para isso acontecer.

 Uma das coisas que podemos fazer para melhorar nosso foco é criar uma sensação no corpo e prestar atenção nela. Olhe para as suas mãos. Aperte-as o mais forte que puder por alguns momentos e depois relaxe. Agora, feche os olhos e foque em como sente as mãos. Como é essa sensação? Quanto tempo demora para passar? Como você sente suas mãos depois que a sensação foi embora?

 A outra prática envolve música, isto é, mais um sentido: a audição. Coloque sua música favorita e escute com atenção. Não preste atenção só a letra (se é que tem alguma), mas atente-se à melodia e ao ritmo dos instrumentos. Quais instrumentos você escuta e quais se sobrepõem aos outros? Como ela faz você se sentir? Traz alguma memória ou imagem? Não tenha medo de explorar e observar o que a música traz. Tente só não ser levado pelas imagens e esquecer de ouvir a música.

 

E aí, vamos meditar hoje?

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.