Meditação no trabalho, livre de esoterismo

iimagem de blog

A meditação tem origem há milhares de anos, e não conseguimos precisar exatamente quando e onde ela surgiu. Mas muitas pessoas a associam com práticas religiosas. Contudo, meditação não é religião.

Por esse motivo, a prática pode ser levada para o ambiente de trabalho completamente isenta de religiosidade ou esoterismo, utilizando-se de técnicas baseadas nos benefícios que a neurociência tem demonstrado.

Meditação no trabalho é adotada no Brasil e no mundo

A meditação é uma prática totalmente benéfica para qualquer ambiente de trabalho, pois é capaz de prevenir problemas comuns como o estresse, burnout, ansiedade, inseguranças em relação às atribuições no dia a dia, entre outros, que geram impactos negativos em performance, crescimento e rotatividade.

Se incorporada à rotina empresarial, a técnica auxilia no desenvolvimento de atenção plena, inteligência emocional, concentração e criatividade. Isso, por consequência, melhora o clima organizacional, impulsiona a produtividade dos colaboradores e traz uma visão muito mais positiva em relação à empresa onde trabalham.

Diversas empresas já adotaram o método on-line de meditação para seus colaboradores. Aqui no Brasil, as empresas Bayer, e Banco BV têm conseguido utilizá-la para amenizar os níveis de ansiedade e estresse durante o isolamento social (vamos falar de isolamento social ainda, considerando a fase atual da pandemia?).

Enquanto no exterior, empresas como a Google, Facebook, Apple, 3M, Intel, Mead Johnson Nutrition, Roche, Goldman Sachs compõem o rol de corporações que adotaram a prática  meditativa para seus profissionais.

Como a meditação influencia o colaborador?

Como mencionado anteriormente, a meditação possui benefícios comprovados cientificamente. Além disso, a prática ajuda no aprimoramento de habilidades importantes, como foco, concentração, autoanálise, criatividade, equilíbrio emocional, entre outros.

Técnica de meditação para o ambiente de trabalho

Dentre as técnicas que podem ser aplicadas dentro das empresas, estão cursos de meditação e mindfulness (atenção plena), palestras de conscientização sobre as práticas, autoconhecimento e equilíbrio emocional, cursos ou workshops para a liderança, programas com práticas guiadas ao vivo, além das estações de meditação em diferentes formatos.

 Se você gostou desse conteúdo e está pensando em implementar a meditação na sua empresa, entre em contato conosco nos canais disponíveis aqui (colocar hiperlink no “aqui” onde ao clicar o leitor será direcionado para a página de contatos da  MindSelf) e conheça as nossas soluções personalizadas para o seu negócio. Temos certeza que os seus colaboradores — e a corporação como um todo — irão se beneficiar com o que a meditação no ambiente de trabalho pode proporcionar!

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.