Meditação e Religião

meditacao e religiao

A meditação se tornou extremamente popular no mundo inteiro, e o número de pessoas interessadas continua crescendo. Há um número infinito de livros e blogs de autoajuda focados na meditação, tratando-a como se fosse a chave para curar todas as feridas físicas, emocionais e mentais.

Aqueles que não são religiosos podem ter receio de adotar a meditação em sua rotina. E as pessoas que são religiosas podem se sentir desconfortáveis​ ​ao participar de uma prática que se originou de outra religião. A meditação, entretanto, não se limita a um exercício religioso como muitos pensam. Hoje, é uma prática independente das crenças que não se conecta mais aos preceitos religiosos de sua origem. 

Hoje, meditar é apenas concentrar-se em si, deixar de interagir com os pensamentos, e claro, evitar as interferências externas. Assim como meditar ‘’em posição de lótus’’ se tornou um conceito ultrapassado para a atualidade, visto que, é necessário apenas estar estático e com a coluna ereta para que a meditação não venha a causar dores ou desconfortos.

 

Curiosidades sobre a meditação

Em muitas religiões, práticas comuns são adotadas como rotinas. Como por exemplo, ajoelhar-se e orar, ou então, não comer determinados tipos de alimentos em épocas específicas, e até em período integral, como é o caso do adventismo. No entanto, o ato de meditar vai além, e serve para se conectar consigo mesmo.

Embora a meditação nos tempos atuais não tenha relação com religiosidade, a prática era vista como uma forma de equilibrar e abrir os vários chakras encontrados no corpo. Somente quando os vários chakras do corpo estavam em harmonia, uma pessoa poderia expandir sua consciência e alcançar a ‘’liberdade’’ mental.

Você sabia que os hindus combinavam a meditação com mantras, sílabas ou palavras que não tinham necessariamente nenhum significado linguístico específico? Esses termos eram usados, na verdade, ​​para focalizar a mente de uma pessoa e guiar sua meditação. Já a meditação budista parte do pressuposto de fazer uma pessoa ‘’esquecer os pensamentos”, enquanto está sentada na clássica posição de lótus, no entanto, essas são práticas que vêm sendo atualizadas.

Atualmente, a meditação pode ser realizada, sem nenhum tipo de vínculo com a religiosidade, e os seus benefícios à saúde são comprovados por pesquisas de instituições renomadas como Harvard, que apontam que a atividade é capaz de reduzir os níveis de estresse e ansiedade, proporcionando mais bem-estar para quem a pratica. 

 

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.