Meditação alivia ansiedade, depressão e dor crônica

iimagem de blog

Atualmente, uma grande parcela dos colaboradores de uma empresa sofre com transtornos de ansiedade, depressão, dentre outros problemas, que acabam comprometendo a própria saúde e bem-estar, a qualidade de suas atividades e suas relações dentro do espaço de trabalho.

Segundo o IBGE, nos últimos seis anos houve um aumento de 34,2% no número de pessoas com diagnóstico de depressão – dados informados pela PNS (Pesquisa Nacional da Saúde). Quando se trata de ansiedade, os números também são altos: o transtorno afeta mais de 9,3% dos brasileiros (aproximadamente 19,4 milhões). O Brasil é o país com mais casos de ansiedade no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, o suicídio é a terceira principal causa de mortes no país.

Por esse motivo, é de extrema importância que os líderes e gestores se preocupem com a saúde mental do colaborador e proporcionem um ambiente aberto e livre de julgamentos, pois empresas que investem no cuidado preventivo da saúde mental têm colaboradores mais preparados para equilibrar a vida pessoal e profissional, realizando suas tarefas com qualidade e mantendo boas relações dentro da instituição.

 Uma das ações que ajuda a aliviar sintomas da ansiedade, depressão e dores crônicas é a meditação e mindfulness, isso porque é cientificamente comprovado que a prática auxilia no equilíbrio emocional, estimula o foco no presente, diminui a tensão, o estresse e os altos níveis de ansiedade. Além disso, meditar reduz a atividade do sistema nervoso simpático, induzindo uma menor ativação neural, o que faz “reduzir o trabalho dos mecanismos cerebrais que são responsáveis pela sensibilização das regiões o cérebro por exercerem influências nos processos dolorosos”, e, assim, como a quantidade de melatonina e serotonina aumentam, há uma significativa diminuição de estresse e sintomas decorrentes. A prática, portanto, pode reduzir a dor crônica que atinge de 29,3 a 73,3% da população brasileira, e é a maior entre as mulheres. 

Outras descobertas científicas sobre a meditação 

  • A meditação muda o funcionamento de algumas áreas do cérebro, auxiliando no equilíbrio do nosso organismo de maneira geral e isso, além de poder ser percebido na vida do indivíduo, também pode ser comprovado por meio da ressonância magnética e de tomografia. 

 

  • A meditação pode aumentar a atividade do córtex pré-frontal, que tem relação com a nossa coordenação motora, e do hipocampo, relacionado à memória, além de estimular a amígdala, que regula as emoções, auxiliando na sensação de relaxamento.

 

  • Um estudo publicado no Journal of Alzheimer’s Disease apontou que a meditação pode ajudar na prevenção do Alzheimer e de outras doenças neurodegenerativas em pessoas com comprometimento cognitivo leve, pois, ao praticar a atenção plena, é possível aumentar a reserva cognitiva.

 

  • A meditação auxilia no bem-estar e relaxamento, diminuindo o estresse e melhorando habilidades interpessoais.

 

  • Pessoas que meditam também podem possuir mais consciência, controle emocional e autorregulação, auxiliando no raciocínio e na inteligência emocional.

 

Se uma das preocupações da sua empresa é a saúde mental dos colaboradores, conte com a MindSelf para criar um programa exclusivo de meditação e mindfulness. Esta iniciativa irá promover inúmeros benefícios no curto, médio e longo prazo para todos!

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.