Inteligência emocional e meditação

iimagem de blog

A inteligência emocional é um conceito da psicologia usado para designar a capacidade do ser humano de lidar com suas emoções. Para administrá-las e conquistá-las é necessário equilíbrio entre as áreas presentes nos dois hemisférios do cérebro: o esquerdo, que comanda as tarefas analíticas e lógicas, e o direito, responsável pelas atividades emocionais.

Por que é importante desenvolver a inteligência emocional?

A inteligência emocional está diretamente ligada ao sucesso profissional, às relações interpessoais e à automotivação. Pessoas que conseguem ter o controle sobre as suas emoções também têm mais autogestão, contribuindo para alcançar os propósitos e metas estabelecidos.

Sendo assim, podemos concluir que a inteligência emocional é uma competência primordial para alcançar equilíbrio e  bem-estar.

Benefícios da inteligência emocional na carreira

A  inteligência emocional  está entre as habilidades mais procuradas pelo mercado de trabalho, tendo em vista que profissionais mais equilibrados tendem a tomar melhores decisões, que podem trazer resultados mais produtivos para a empresa. 

Além disso, essa   habilidade também pode gerar:

  • Melhora da relação com colegas e líderes
  • Equilíbrio emocional diante de situações estressantes e desafiadoras
  • Mais poder de decisão
  • Diminuição da ansiedade no trabalho
  • Definição de metas mais inteligentes
  • Foco e determinação no cumprimento dos objetivos
  • Crescimento da produtividade
  • Melhor administração do tempo
  • Mais responsabilidade e comprometimento.

Inteligência emocional através da meditação

Para desenvolver a Inteligência emocional é necessário uma série de competências, como o  conhecimento e o controle das próprias emoções, desenvolver a automotivação , a empatia e o relacionamento interpessoal. Coincidentemente, essas ações podem ser adquiridas por meio da prática da meditação e do mindfulness.

De modo geral, a meditação ajuda a acalmar a mente e a controlar as nossas emoções, auxiliando as pessoas a obterem melhores resultados em suas vidas. Assim, a meditação é uma das práticas mais eficazes para adquirirmos a inteligência emocional.

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.