Impactos positivos do Mindfulness nas empresas

Impactos positivos do Mindfulness nas empresas

Os ambientes corporativos com suas rotinas e processos podem prejudicar a saúde emocional de seus colaboradores. É certo de que não há como fugir das demandas do serviço, mas é possível diminuir seus impactos, promovendo ações de conscientização e prevenção de doenças ocupacionais e mentais. 

Segundo um estudo da International Stress Management Association¹, 72% dos profissionais brasileiros desenvolvem algum problema em função do estresse no emprego. Os meios que podem ajudar nesses quadros são muitos, como palestras, atendimento psicológico, atividades de lazer e descompressão, entre outros. Mas um método específico que vem sendo estudado, pode causar um benefício ainda maior para os funcionários de uma empresa: o Mindfulness.

 

 O que é Mindfulness?

A prática meditativa tem origens orientais e possui mais de 2.500 anos de história. No entanto, a popularização ocorreu apenas na década de 70. Foi quando o médico Jon Kabat-Zinn adotou a técnica como um método terapêutico. 

A palavra mindfulness significa atenção plena. Esse conceito tem como premissa principal  a concentração em acontecimentos do presente. Nessa proposta, as influências do passado e futuro são deixadas de lado, para que a pessoa que pratica a técnica foque no agora. 

O mindfulness dá abertura a uma percepção maior das experiências do indivíduo para que ele esteja atento, em determinado momento, aos seus pensamentos, sentimentos, comportamentos e sensações. No Brasil, o mindfulness também é utilizado na saúde pública, pelo SUS, por meio do Centro Mente Aberta da EPM – UNIFESP. 

 

O Mindfulness como aliado

Em 2013, o Hospital Geral de Massachusetts realizou um estudo² com 93 indivíduos que sofriam com transtorno de ansiedade generalizada. Na ocasião, eles foram instruídos a realizar a prática de mindfulness em grupo. Ao fim da pesquisa, foi constatado que os participantes tiveram uma redução significativa da ansiedade. Outro benefício do mindfulness foi comprovado por pesquisadores em 2010³, no qual 24 pessoas se reuniram para realizar quatro sessões de meditação voltada ao mindfulness, o resultado apontou que a memória, o funcionamento cerebral e o processamento visual espacial foram melhorados logo após a prática. 

 

Mindfulness nas empresas 

O mindfulness no trabalho é um método que vem ganhando força no mercado, pois busca criar nos colaboradores uma atenção plena nas atividades que estão exercendo no presente.  Portanto, a técnica ganhou força, tornando-se um grande apoio para elevar o poder de atenção, aumentar a criatividade e melhorar a capacidade de concentração dos colaboradores. Dentre os principais benefícios do mindfulness, estão:

  • Redução do nível de estresse e ansiedade;
  • Elevação do nível de concentração;
  • Facilidade de autocontrole;
  • Aumento das chances de pensamentos positivos.

 

Com o mindfulness no trabalho, o profissional tem uma visão distinta sobre a vida, profissional e pessoal, e consegue ter um domínio emocional maior para lidar com problemas e desafios do dia a dia. Logo, uma empresa que decide investir em técnicas de meditação para os colaboradores, demonstrará que está atenta à saúde mental dos profissionais e, consequentemente, colherá os benefícios dessa prática para o desenvolvimento de cada indivíduo. 

 

Fonte:
¹ Link
² Link 
³ Link 

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.