Dicas para meditar

portrait of teenage girl showing mudra gesture shutting eyes in brown striped shirt and looking relaxed front view

Em meio a um estilo de vida cada vez mais acelerado e conectado, a meditação pode ser um ótimo recurso para o cultivo da saúde mental e do bem-estar, além de permitir treinar e desenvolver o seu cérebro para uma série de habilidades. De modo geral, é uma prática que estimula o equilíbrio emocional, o autoconhecimento e o autocuidado, podendo ser realizada em casa, durante uma caminhada ou no trabalho. 

Mas antes de ir diretamente para as dicas sobre meditação, vale ressaltar que a consistência em praticar rotineiramente, mesmo que por poucos minutos (especialmente para os iniciantes) e a formação do hábito são mais importantes do que você para um dia na semana ou no mês para fazer uma “maratona de meditação”. 

É o hábito e a regularidade que lhe trarão os grandes benefícios que a neurociência tem estudado e demonstrado. Portanto, bloquear na sua agenda um tempinho para realizar sua meditação recorrentemente será um presente de uma experiência que certamente vai lhe render ótimos frutos. 

E você não precisa de nenhum equipamento, roupa ou lugar especial para praticar e não há contraindicação, independentemente da idade ou do estilo de vida, a menos que você tenha alguma condição de saúde mental mais crítica. Nestes casos sempre recomendamos que você converse com seu médico e/ou terapeuta sobre sua intenção de iniciar com as práticas. Para conseguir se desconectar e iniciar uma jornada de meditação, é necessário persistência e paciência, até que a prática leve ao hábito. Por esse motivo, recomendamos a prática diária de 10 a 15 minutos em média. Mas para quem estiver iniciando nas práticas, pode começar com menos. 

Veja algumas dicas a seguir e descubra que meditar é mais simples do que parece! 

1 – Apenas comece 

Não fique esperando a sua vida ficar menos atribulada ou ter mais tempo livre. Crie você esse tempo. Reserve um momento do seu dia para você. Medite, relaxe e, conforme for sentindo os benefícios, a vontade de continuar praticando irá se fortalecer cada vez mais.

 2 – Marque um horário para meditar 

Marcar um horário para meditar é um dos principais passos para a constância da prática meditativa, seja pela manhã, durante suas atividades rotineiras ou antes de dormir. Bloqueie sua agenda ou coloque um lembrete no seu celular para não correr o risco de se esquecer. 

3 – Comece meditando por 2 minutos 

Dois minutos é uma boa duração para começar e se familiarizar com a prática. Siga com esse tempo por uma semana, então, aumente mais dois ou três minutos e faça isso até chegar a dez minutos ou quinze minutos em média, mas sem pressa e sem cobranças. Você não está numa competição. Permaneça com esse período durante algum tempo e aumente se sentir necessidade ou vontade. Mas não precisa passar de 20 minutos diários. 

4 – Escolha um lugar tranquilo e fique em uma posição confortável

Escolha o local da sua casa ou do escritório em que irá meditar. O importante é que você se mantenha em uma posição confortável e que ninguém te interrompa. Lembre-se de colocar o celular no modo silencioso também para não surgirem notificações no meio. Assim, terá um momento só seu, em que poderá direcionar toda a sua atenção para a prática e si mesmo.

5 – Experimente a meditação guiada

Uma opção bastante interessante para quem deseja iniciar a prática da meditação, mas se sente um pouco perdido, são as meditações guiadas. Nelas, um(a) instrutor(a) te conduzirá, muitas vezes com algum som ao fundo, sugerindo o que você deve fazer, como se posicionar, a forma de respirar, no que focar, como lidar com os pensamentos que irão surgir e assim por diante.

6 – Se concentre na sua respiração

A respiração é uma parte muito importante dentro da meditação, pois é a função do nosso corpo que mais nos conecta internamente. Depois de encontrar a melhor posição para meditar, mantenha o foco no ar entrando e saindo pelas suas narinas, por exemplo, respirando naturalmente ou até fazendo algumas respirações mais profundas. Na prática guiada o seu instrutor irá lhe indicar sobre isso.

Caso sinta que sua respiração está agitada, o que pode acontecer, não é preciso forçá-la a ficar lenta ou a ficar mais profunda. Continue com a atenção voltada a essa função vital do corpo e naturalmente ela irá se tornar mais natural. 

7 – Sinta cada parte do seu corpo

Uma forma bastante interessante de se concentrar no processo meditativo é fazer uma espécie de escaneamento no seu corpo. Essa é uma das técnicas que conhecemos como body scan. Comece pelos pés, direcionando toda sua atenção a eles. Então, vá subindo devagar, sentindo as canelas, as panturrilhas e assim por diante, até chegar à cabeça.

Essa é uma forma simples e muito poderosa de se conectar consigo mesmo e com o seu corpo. E, especificamente essa técnica, ajuda a trabalhar o seu autoconhecimento ao longo do tempo. Mas esse é assunto para um outro artigo no futuro. 

E aí, você já meditou hoje?

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.