Definições e tipos de transtornos e doenças específicas

Definicoes e tipos de transtornos e doencas especificas

Entender as características específicas de alguns transtornos mentais ou doenças psicológicas é essencial. Assim podemos ter uma visão mais clara dos desafios que as pessoas, acometidas por tais transtornos, passam. Essa realidade pode ser presente também em ambientes corporativos, onde amigos e colegas do trabalho também podem estar em situações similares. Diante disso, conhecer essas realidades ajuda o time a apoiar e a tomar medidas de auxílio a essas pessoas.

Mas é válido ressaltar que as questões determinantes da saúde mental e transtornos mentais incluem não apenas atributos individuais, como a capacidade de administrar os pensamentos, as emoções, os comportamentos e as interações com os outros, mas também os fatores sociais, culturais, econômicos, políticos e ambientais, como as políticas nacionais, a proteção social, os padrões de vida, as condições de trabalho e o apoio comunitário. Além disso, estresse, genética, nutrição, infecções perinatais e exposição a perigos ambientais também são fatores que contribuem para os transtornos mentais.

Para melhor entendimento, listamos as definições mais recorrentes, a fim de caracterizá-las e explicar quais seus impactos na saúde dos colaboradores. Confira:

  • Saúde mental

Diz respeito à maneira como uma pessoa lida com os desafios da vida, como reage a situações boas ou ruins, tranquilas ou estressantes. Temos uma boa saúde mental quando conseguimos reagir de uma maneira emocionalmente equilibrada e participamos das atividades regulares de nossa vida, individual e em comunidade.

  • Bem-estar

Significa sentir-se bem individualmente, na relação consigo mesmo, com pessoas próximas, com a comunidade e com a sociedade.

  • Bem-estar mental

Trata-se de um estado mental dinâmico. Uma pessoa que goza desse bem-estar tem autoconfiança e boa autoestima, consegue sentir e expressar diversas emoções, estabelece boas relações com as outras pessoas, sente-se envolvida com o mundo, é produtiva, consegue lidar com os estresses do dia a dia e tem capacidade de se adaptar frente à mudanças e incertezas

  • Estresse relacionado ao trabalho

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, quando precisamos lidar com demandas e pressões que não correspondem às nossas habilidades, podemos sofrer deste tipo de estresse. Nesses casos, os colaboradores sentem dificuldade de lidar com as tarefas e a rotina diária – especialmente quando sentem que não podem contar com o apoio de líderes, supervisores e colegas – e não controlam os processos de trabalho. 

  • Presenteísmo

Acontece quando o indivíduo está presente no trabalho, mas seus pensamentos não estão nas tarefas que tem de realizar. Em termos práticos, é quase como se a pessoa estivesse ausente do trabalho, sendo incapaz de cumprir suas responsabilidades profissionais. O presenteísmo é bastante comum em pessoas com depressão, síndrome de burnout, ansiedade e outros transtornos.

  • Absenteísmo

Acontece quando uma pessoa falta constantemente ou tem atrasos constantes, perdendo horas e dias de trabalho, de maneira justificada ou não. O absenteísmo torna-se um problema quando o colaborador perde muitos dias de trabalho, o que compromete sua produtividade e o funcionamento da empresa.

 

Transtornos podem ser desencadeados por rotinas de trabalho abusivas e por empresas que não se preocupam com o bem-estar dos colaboradores. A MINDSELF disponibiliza diversos serviços voltados ao equilíbrio emocional de equipes corporativas. 

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.