Conheça 6 benefícios da meditação no ambiente de trabalho

Img

Ambientes de trabalho estão cada vez mais competitivos e estressantes, dedicar um tempo à meditação pode ser muito proveitoso. Isso porque essa pausa programada aumenta a concentração e melhora o desempenho. Preparamos este artigo com alguns benefícios que a meditação pode gerar no trabalho. Acompanhe!

Porque a meditação pode ser um aliado importante

A prática do Mindfulness e da meditação no ambiente de trabalho possibilita enormes benefícios para a empresa e para os colaboradores. Com ela, é possível desenvolver o seu autoconhecimento, aprimorar o seu equilíbrio e controle emocional, além de te colocar com mais facilidade no que chamamos modo de “atenção plena ao momento presente”.

Meditação no ambiente de trabalho

A prática da meditação durante o trabalho ganha cada vez mais adeptos no Brasil. Em países da Europa e dos Estados Unidos ela já está bem consolidada. Por isso, essa ferramenta pode gerar enormes benefícios tanto para a empresa como para os próprios funcionários. Confira aqui 6 benefícios da meditação no trabalho.

1 – Redução no estresse

Especialistas já comprovaram que praticar meditação no trabalho reduz os estímulos na região do cérebro, conhecida como amígdala, responsável pela nossa reação aos estímulos. Assim, sensações negativas, por exemplo, medo, ansiedade e raiva podem ser minimizadas. O controle emocional do colaborador poderá aumentar.

2 – Aumento da concentração e do foco

Um dos principais benefícios da meditação no trabalho está no aumento da concentração e do foco seletivo. Com isso, a energia do colaborador será investida de forma mais efetiva, para resolver um problema por vez. Isso aumenta a produtividade e também reduz os períodos de procrastinação.

 

3 – Aumento da satisfação no ambiente de trabalho

Quando nossa mente e nosso corpo estão bem o resultado é uma melhora no desempenho funcional. Os próprios colaboradores irão sentir isso tanto no trabalho como na vida pessoal deles. A satisfação com o desempenho das funções será muito maior e isso afeta todo o ambiente de trabalho.

 

4 – Melhora da memória criativa

A meditação no trabalho eleva o nível de criatividade e memória dos colaboradores. Isso porque as técnicas atuam em nosso cérebro na região do hipocampo, onde está a nossa memória e isso permite uma ativação desta área para acesso melhor as informações, deixam sua a mente mais capacitada para novos pontos de vista, ideias, aprendizados e para a obtenção de novos tipos de informações. Assim, a tomada de decisão também fica favorecida pela melhor capacidade de processar as informações.

 

5 – Aumento da produtividade

Um benefício secundário muito importante para as empresas que adotam a prática da meditação é a melhora da produtividade dos funcionários. O colaborador irá se sentir mais motivado, mais capaz e feliz consigo mesmo, desenvolve a sua autoconfiança para executar as suas atividades com mais atenção e menos desgaste.

 

6 – Melhora no clima organizacional

A meditação estimula nas pessoas a área do cérebro que ajuda no autoconhecimento e também na empatia. Isso torna as pessoas muito mais receptivas. Melhorando o clima organizacional da empresa como um todo e o relacionamento interpessoal entre os funcionários. Esses são os principais benefícios da meditação no trabalho. Achou isso importante e quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco.

 

Você já meditou hoje?

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.