Como reduzir o burnout?

Img

A saúde mental tem sido um grande desafio nos dois últimos anos, principalmente pela questão da pandemia de Covid-19, pois o isolamento social contribuiu muito para o agravamento de doenças mentais.

As transformações sociais constantes e aceleradas exigem novas formas de atuação, para as quais muitas vezes não estamos preparados, Com as novas condições de vida e trabalho, o Burnout têm se tornado mais presente, entre os colaboradores das corporações. Essa síndrome de desgaste profissional é caracterizada por um esgotamento mental, físico e emocional, decorrente de estresse crônico ou até mesmo pela insatisfação com o trabalho.

 

Existem inúmeros fatores motivadores para o Burnout dos colaboradores, um deles é a sensação de não realizar nada que traga significado ao seu trabalho. Há uma diferença entre cumprir horas de trabalho e atingir os resultados.

 

O esgotamento físico e emocional inicia causando impactos diretamente na empresa, com o aumento de erros e baixa produtividade. Os efeitos negativos costumam crescer drasticamente, antes mesmo que alguém reconheça o problema.

É possível prevenir a ocorrência do Burnout em seus colaboradores e ter um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Por isso, nós da MindSelf, preparamos algumas dicas:

 
  • Construa uma cultura corporativa sólida e positiva: uma maneira de fazer isso é encontrar formas criativas de celebrar os sucessos coletivos e incentivar o bem estar dos colaboradores.

 
  • Incentive a prática de atividades de autoconhecimento, como meditação: é comprovado que colaboradores de possuem alto nível de inteligência emocional nas organizações têm melhor desempenho e menores níveis de propensão a desgastes mentais. A prática da meditação como o Mindfulness pode ajudar muito no desenvolvimento da inteligência emocional.

 
  • Incentive a interação: também é provado que rir alivia o estresse e tem muitos efeitos positivos em curto e longo prazo. Então, incentive a interação criando momentos de descontração entre funcionários por meio de atividades, rodas de conversa e palestras para troca de conhecimentos profissionais e vivências pessoais.

 
  • Incentive a prática de exercícios: pode parecer contraprodutivo esquecer um pouco do trabalho para malhar, mas na verdade, a reação é inversa: o exercício físico prepara o seu corpo e sua mente e vai ajudar a melhorar a produtividade.

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.