Como meditar?

Img

A meditação é uma técnica milenar que treina o nosso cérebro e permite conduzir a mente para um estado de relaxamento e concentração, através de métodos que envolvem postura e foco na atenção. Cientificamente estudada, tem se comprovado que a prática traz diversos benefícios como redução do stress e da ansiedade, diminuição da insônia, além de auxílio para a melhorar o foco e a produtividade no trabalho e nos estudos, dentre diversos outros.

Apesar de ser mais facilmente praticada em aulas e locais próprios, a meditação também pode ser feita em outros ambientes, como em casa, no trabalho ou em um parque, por exemplo. Em razão disso, abandone a imagem de posições contorcionistas, cheiro de incenso, roupas e acessórios específicos, etc.. Mas caso queira investir nessas características, sem problemas. Vale ressaltar que são escolhas pessoais e que, de forma alguma, são obrigatórias.

Também desapegue do conceito de meditação como prática exclusivamente religiosa. De fato, muitas pessoas utilizam das técnicas meditativas para auxílio às questões espirituais e mais subjetivas. Contudo, nada disso é necessário para a prática.

Então, como aprender a meditar?

meditação, dentre outras definições, é um investimento em seu autoconhecimento. Pode ser praticada por meio de cursos, vídeos, aplicativos, aulas, áudios com um instrutor e também utilizando um fundo musical suave e relaxante. Ou pode ser praticada de forma completamente autônoma.

Mas, de modo geral, a meditação consiste nos seguintes passos:

1. Reservar um tempo

Deve-se reservar 1 ou 2 momentos ao longo do dia para se desligar de outros afazeres por um tempo. Pode ser ao acordar, para permitir começar o dia com menos ansiedade e mais foco. No meio do dia, para descansar um pouco das tarefas, quando for se deitar, para acalmar a mente antes de dormir, enfim, no melhor horário que se encaixe em sua rotina diária.

Idealmente, um período de 10 a 20 minutos é um ótimo tempo para trazer os principais benefícios da meditação, mas 5 minutos já são suficientes para permitir um “mergulho” para dentro de si, alcançando tranquilidade e foco.

Para evitar preocupações com o tempo, é possível programar um despertador no celular para o tempo que deseja meditar.

2. Encontrar um local calmo

É recomendado separar um espaço onde possa se sentar com um pouco de tranquilidade, como uma sala, um jardim, um sofá, sendo também possível na própria cadeira do escritório, ou até no carro, após estacionar antes de ir para o trabalho, por exemplo. As Estações MindSelf de Meditação também são uma excelente opção.

O importante é que possa estar, de preferência, em um ambiente com o mínimo de distrações para facilitar a concentração.

3. Adotar uma postura confortável

A posição ideal para a prática da meditação, de acordo com as técnicas orientais, é a posição de lótus, em que se permanece sentado, com as pernas cruzadas e com os pés sobre as coxas, logo acima dos joelhos, e com a coluna ereta. Entretanto, essa posição pode ser desconfortável para muitos iniciantes e não é obrigatória, sendo possível ficar sentado em uma cadeira, sofá ou banco, desde que esteja confortável, com a coluna ereta, pernas descruzadas, ombros relaxados e pescoço alinhado com a coluna.

Também é importante encontrar um apoio para as mãos, que podem repousar sobre as pernas ou uma sobre a outra. Em seguida, deve-se manter, preferencialmente, os olhos fechados, especialmente se for uma prática guiada e o praticante for um iniciante, e permitir que os músculos relaxem.

4. Acompanhar a respiração

É importante aprender a dar uma atenção mais especial à respiração. Podem ser feitas algumas inspirações mais profundas, enchendo o abdome primeiro e depois o tórax e, em seguida, uma expiração lenta e prazerosa, esvaziando primeiro o tórax e depois o abdome. Mas você pode meditar também sem modificar a sua respiração, respirando naturalmente.

O controle da respiração pode não ser fácil no começo, algo muito comum na prática, mas é importante que seja confortável e sem forçar, para que não se torne um momento desagradável. Um exercício que pode ser feito é contar até 4 ou 5 na inspiração e repetir esse tempo para a expiração.

5. Focar a atenção

O controle da respiração pode não ser fácil no começo, algo muito comum na prática, mas é importante que seja confortável e sem forçar, para que não se torne um momento desagradável. Um exercício que pode ser feito é contar até 4 ou 5 na inspiração e repetir esse tempo para a expiração.

Entretanto, também é possível ter outros tipos de âncoras para a atenção, como uma imagem, sons, os próprios sentidos, como a sensação de brisa na pele, a própria respiração ou também algum tipo de visualização. O fato é que existem inúmeros tipos diferentes de meditações.

É muito comum que surjam diversos pensamentos durante a prática, e, neste caso, não se critique e não fique “lutando” contra eles. Deixe que eles fluam naturalmente e quando você reconhecer que se distraiu, simplesmente retorne o foco para a âncora da sua prática. Com o tempo e o hábito será mais fácil manter a concentração.

Boa prática e conte com a MindSelf!

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.