Como meditar no trabalho?

iimagem de blog

Atender as demandas, minimizar custos e riscos, apresentar resultados com o objetivo de melhorar o desempenho, etc., e sem afetar a saúde física e mental, exige muito foco e concentração. Por esse motivo, a meditação tornou-se uma das principais aliadas para o bem-estar no ambiente corporativo.

A prática, além de auxiliar no equilíbrio emocional, melhora a produtividade, o raciocínio e até a saúde física, além de diversos outros benefícios. E, para começar, não é necessário muito tempo e nem esforço.

 

Mas afinal, o que é meditação?

A meditação é uma prática que trabalha a atenção plena, por meio da concentração e respiração. Podemos considerá-la como uma espécie de exercício para o cérebro. O objetivo é trazer a consciência para o momento presente, fortalecer o corpo e a mente para as experiências no mundo.

As práticas já têm embasamento científico através de inúmeros estudos sérios e uma das técnicas mais utilizadas, principalmente no Ocidente, é chamada de Mindfulness, que estimula o estado mental caracterizado pela autorregulação da atenção, permitindo chegar a um estado de mente consciente, num processo que deve ser realizado sem julgamentos.

 

Como praticar a meditação no trabalho?

Agora que você já entendeu o que é meditação, vamos ensinar a você algumas técnicas simples. Elas podem ser aplicadas em seu dia a dia, antes, durante ou depois da rotina de trabalho.

 

● Dedique um tempo para meditar

 

Você não precisa de muito tempo para praticar a meditação. Reserve de 5 a 20 minutos do seu dia para exercitar a prática. Se possível, medite antes de ir para o trabalho ou antes de iniciar suas tarefas, assim você estará mais consciente, tranquilo e focado. Mas se for possível somente no meio ou após o expediente, não há problema algum! O importante é conseguir dedicar um tempo no dia para você.

● Encontre um lugar tranquilo

Para evitar a interrupção enquanto realiza a prática, encontre um lugar com menos probabilidade de interferências e menos distrações para fazer a meditação. Pode ser uma sala de reunião vazia. Mas, se não houver outro lugar, se permita fazer mesmo no seu local de trabalho. Deixe o celular de lado ou desabilite as notificações. Reserve esse momento para cuidar de você.

● Arrume sua postura

Não é necessário sentar-se com as pernas cruzadas para meditar, basta se sentar em uma cadeira, com os joelhos alinhados e os pés no chão, pois o mais importante é que sua coluna permaneça ereta e alinhada durante toda a prática.

● Observe seus pensamentos

Durante a prática, desapegue-se das coisas ao seu redor e observe os seus pensamentos e respiração. Deixe-os fluir sem julgamento, apego ou aversão.

● Medite em qualquer lugar

Sabia que você também pode meditar caminhando?

 

A caminho do trabalho ou da sala de reunião, você pode manter o foco em sua respiração, inspirando e respirando lentamente. Pode até prestar atenção no fluxo de ar tocando o seu rosto à medida que se movimenta. Perceba o ritmo dos seus batimentos cardíacos e observe os pensamentos que vem à sua mente, também sem julgar ou rejeitá-los.

 

Essas são apenas algumas dicas bem introdutórias para que você inicie com as práticas. O importante, ao longo do tempo, é a consistência e a formação do hábito.

 

Conte sempre com a MindSelf para te ajudar nessa jornada!

 

E aí? Você já meditou hoje?

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.