Como lidar com o cansaço mental causado pelas reuniões virtuais

Img

A pandemia do novo coronavírus trouxe diversos desafios novos para as empresas e seus funcionários, que em sua maioria, tiveram que se adaptar rapidamente a um regime de trabalho remoto ou híbrido (mescla o sistema online com o presencial).

Como aderir às novas tecnologias para relacionamento virtual mas tentando reduzir ao máximo os possíveis efeitos causados pelo contato virtual? Como promover a interação dos funcionários e realizar reuniões de alinhamentos e feedbacks através de reuniões online?

Esse novo modelo não é tão fácil, visto que as reuniões virtuais são tão ou mais cansativas quanto as presenciais. Pensando nisso, utilizar algumas estratégias para evitar o cansaço mental causado pela grande quantidade de reuniões online parece ser um bom caminho.

A seguir separamos algumas dicas para você!

 

O que causa a fadiga de reunião virtual?

No geral, as reuniões virtuais são mais cansativas. E isso ocorre porque a chamada de vídeo exige que o colaborador fique mais atento para conseguir captar todos os sinais não verbais exibidos pela tela.

Além disso, é menos provável que aconteça um diálogo ou alguma brincadeira para descontrair nessas reuniões, se comparado aos encontros presenciais. Portanto, saber como driblar esse cansaço mental é essencial para manter seus funcionários felizes e motivados com os processos da empresa.

 

Fique atento ao tempo de reunião

Concentrar-se em frente a uma tela é muito difícil, se exigir um tempo de concentração muito grande, a situação só tende a piorar. Portanto, tente simplificar a comunicação e vá direto ao ponto, para evitar o cansaço mental. Porém, caso seja de extrema importância realizar uma reunião com um grande período, dê pausas aos funcionários. Quem sabe ter uma pausa saudável de alguns minutos durante a reunião para fazer uma meditação em equipe?

Isso fará com que eles voltem mais descansados e consigam absorver melhor as informações passadas na reunião.

 

Cuidado com o número de reuniões

Ter uma reunião atrás da outra pode causar um cansaço mental muito grande. Além de não surtir efeito, já que os colaboradores não conseguirão absorver todas as informações pois a dispersão da atenção é muito grande. Evite agendar mais de 3 reuniões em um mesmo dia e evite colocar uma reunião após a outra. As pausas são muito importantes para que você possa mudar o estado mental e se preparar para uma outra atividade.

 

Mantenha a organização de outras tarefas

Fazer duas coisas ao mesmo tempo é inviável. Isso irá gerar muito estresse aos seus funcionários. Durante as reuniões, alerte as pessoas sobre evitar abrir outras telas ou tentar fazer outras coisas durante a reunião. Peça para que tentem se concentrar 100% no assunto abordado naquele momento. Uma boa dica para isso é pedir para deixarem as câmeras abertas, como se fosse uma reunião presencial. Ver as pessoas é muito importante, ainda que seja apenas pela tela do computador.

 

Análise se o assunto é realmente importante

Com o objetivo de aproximar as relações nesse período remoto, muitas organizações fazem o uso das reuniões virtuais para passar qualquer tipo de informação, mesmo que não sejam realmente necessárias. Portanto, verifique se o assunto não pode ser passado por áudio, ou até mesmo mensagem. Essa simples ação evitará um desgaste desnecessário através de um encontro virtual.

São dicas simples mas que podem ajudar no dia a dia de gestão das empresas.

Que tal aquela pausa agora para você se preparar para uma nova atividade?

 

Você já meditou hoje?

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.