Como aumentar o foco no trabalho?

Img

A concentração e o foco são duas habilidades fundamentais para que qualquer profissional ganhe destaque no ambiente de trabalho. Isso porque quando estamos com ambos bem calibrados, temos total condição de exercer com excelência nossas funções profissionais no dia a dia.

Por esse motivo, líderes e gestores estão cada vez mais em busca de ações que possam fomentar a concentração e o foco da sua equipe de modo a garantir um trabalho de alta qualidade, eficiência e produtividade, para que gere resultados bem-sucedidos ao negócio.

Por que o foco e a concentração são importantes?

Atualmente se convencionou que o colaborador precisa ser quase um multitarefas devido a alta demanda e a busca por entrega de resultados. Contudo, as distrações e imprevistos podem acontecer a todo tempo, e a tentativa de ser multitarefas acaba comprometendo, ao invés de colaborar, com seu rendimento diário. Neste sentido, manter-se focado e concentrado em cada atividade por vez é fundamental para auxiliar o profissional em sua rotina.

De modo geral, a concentração refere-se à capacidade do indivíduo em manter a mente focada em uma única atividade ou tarefa, o que consequentemente gera aumento de produtividade, clareza de objetivo, otimização do tempo, melhores tomadas de decisão e eficiência na entrega de tarefas e resultados.

 

Dicas para aumentar o foco

Para o desenvolvimento dessa habilidade no ambiente de trabalho, líderes, gestores e profissionais de RH podem orientar e implementar pequenas ações que fomentem a concentração e o foco dos colaboradores, tais quais:

Organização

 

Manter o local de trabalho organizado é fundamental para manter-se focado. Papéis, telefone, gavetas desorganizadas fazem com que o profissional diminua seu ritmo de trabalho e perca a concentração. Sendo assim, deixe tudo em ordem de modo que nada atrapalhe em suas funções e a de seus colegas.

Defina prioridades

 

Com as listas elaboradas, é possível definir quais são as prioridades. Portanto, elenque as atividades que realmente são importantes, urgentes e deixe aquelas que podem ser trabalhadas com calma para depois, avaliando se elas poderiam ser delegadas ou mesmo descartadas. Esse tipo de exercício é ótimo para que saibamos o que é prioritário e o que nos distrai ou atrapalha.

Divida tarefas

Uma atividade muito grande pode acabar distraindo e minimizando a produtividade do profissional. Dividir esta tarefa em pequenas partes estimula a concentração e aumenta as chances de que ela seja finalizada com qualidade e dentro do prazo estipulado.

Faça pausas

O ser humano não consegue se concentrar horas a fio em determinada atividade e, portanto, é essencial que o profissional faça pequenas pausas para descansar o corpo e a mente ao longo do dia. Recomenda-se pausas de 5 minutos a cada meia-hora ou de 10 minutos a cada hora.

Respire

Exercícios de respiração durante o trabalho ajudam muito. O ato de dedicar um ou dois minutos entre uma atividade e outra para simplesmente prestar atenção no fluxo natural de inspirar e expirar ajuda a acalmar, diminuir a ansiedade e a direcionar o foco para o que deve ser feito a seguir.

Faça exercícios de meditação

Essa prática diária é muito funcional pois auxilia no equilíbrio do corpo e da mente, diminui o stress e aumenta a sensação de bem-estar. Além disso, ajuda a manter o foco e a trazer a mente para o momento do “aqui e agora”.

Postura correta também influencia

Uma postura correta e confortável pode fazer com que seu cérebro não fique mais concentrado no cansaço do corpo do que no trabalho. Por isso, mantenha uma postura que vai te deixar bem acomodado o dia todo.

Pratique exercícios que estimulem o cérebro

Existem vários exercícios para o cérebro que são bem divertidos e ajudam você a melhorar a concentração. Palavras cruzadas, Sudoku ou até algum joguinho.

A MindSelf é especializada em programas de meditação para empresas. Se a sua organização quer proporcionar mais saúde e bem-estar aos colaboradores e ajudá-los a desenvolver o cérebro e aprimorar habilidades e softskills, entre em contato com a gente.

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.