Buscas por meditação aumentam com a pandemia

Img

As buscas pelos termos meditação e mindfulness (ou atenção plena) registraram recorde em 2020, segundo levantamento realizado pelo Google. Em relação ao ano de 2019, a pergunta “como fazer meditação para ansiedade” cresceu 4.000% e o aumento das pesquisas por “benefícios da meditação” chegou aos 200%.

 

Mas esse crescimento não foi à toa. Com a crise de covid-19 no país e no mundo, milhares de pessoas tiveram sua saúde mental diretamente afetada, desenvolvendo até mesmo crises de ansiedade, altos níveis de stress e casos de depressão.

 

De acordo com a pesquisa global liderada pela Universidade Estadual de Ohio (EUA), o Brasil ocupa a liderança no ranking dos índices de transtornos mentais durante a pandemia, quando comparado a outras dez nações.

 

De modo geral, as medidas de distanciamento social criaram uma nova rotina na vida das pessoas e elas precisaram se acostumar a novos hábitos, horários e precisaram encontrar novas maneiras de executar determinadas atividades. Em razão disso, de acordo com o Google, as buscas por “como ser uma pessoa mais calma” tiveram um aumento de 3.250%, em relação ao ano passado. Já as pesquisas por “Espairecer a mente” cresceram 400% no mesmo período.

 

A importância da meditação para a saúde mental durante a pandemia

Esteja você ou seus colaboradores passando por momentos de stress, raiva ou tristeza nesse isolamento social ou não, cuidar da saúde mental é também uma maneira de prevenir que esses sentimentos apareçam. Por isso, é fundamental investir em práticas que possam contribuir para a melhora do humor, conforto e sensação de segurança.

A meditação é uma das formas mais efetivas de diminuir os efeitos do isolamento social, sendo recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como alternativa para prevenir doenças, proporcionando grandes benefícios comprovados.

A prática pode ser considerada um exercício de foco e concentração que promove o equilíbrio emocional e relaxamento, contribuindo para saúde mental e física de quem pratica e para o desenvolvimento do cérebro, uma vez que, através de diversas pesquisas, comprovou-se que a meditação causa impacto positivo na estrutura cerebral.

Além disso, regiões em que são processados sentimentos como medo, ansiedade e agressividade apresentaram diminuição estrutural, assim como partes do cérebro relacionadas à memória tiveram aumento considerável.

Como meditar?

 

Para melhorar sua saúde mental e a de seus colaboradores, e aumentar a sensação de segurança e conforto durante essa fase, faça da meditação uma rotina em sua vida. Procure definir os dias e horários que funcionam melhor para você poder praticar e bloqueie sua agenda nesses dias. Se você nunca meditou, siga algumas dicas simples para iniciar:

  • Sente-se de forma confortável com a coluna ereta e pescoço alinhado com a coluna.

  • Posicione as mãos sobre as pernas ou uma sobre a outra de forma relaxada.

  • Mantenha as pernas descruzadas e os dois pés apoiados no chão, se estiver praticando sentado(a) em uma cadeira ou poltrona, por exemplo. Não é necessário ou obrigatório ficar em posição de lotus.

  • De preferência, principalmente para as práticas guiadas, feche os olhos suavemente.

  • Respire no seu ritmo normal. Se quiser, faça algumas respirações mais profundas para iniciar.

  • Siga a âncora definida para a sua prática (pode ser sua respiração, sons do ambiente, sensações no seu corpo, dentre inúmeras outras).

E aproveite para desfrutar deste momento só seu!

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.