Atenção plena

Img

Mindfulness ou atenção plena pode ser descrito como um conjunto de práticas, com milhares de estudos científicos realizados nas últimas décadas, que te ajudam a manter o foco no momento presente, te possibilitando lidar melhor com as distrações externas e pensamentos diversos que atrapalham na execução de distintas atividades do seu dia-a-dia.

 

O objetivo dessa prática é fazer com que as pessoas saiam do piloto automático e assumam verdadeira consciência sobre o momento presente, as sensações e emoções que as envolvem. Vale ressaltar que o Mindfulness praticado regularmente proporciona maior inteligência emocional, trabalhando empatia e autoconhecimento, além de reduzir os sintomas da ansiedade, da depressão e da insônia.

 

Mindfulness, segundo o prof. Jon Kabat-Zinn, grande estudioso da prática e um dos responsáveis por sua popularização, é a “A consciência que surge quando prestamos atenção – com propósito – no aqui e agora, sem qualquer julgamento no momento”.

Qual a diferença para a meditação tradicional?

 

De certo modo, a técnica Mindfulness pode ser considerada um tipo de meditação. Entretanto, o estado mindful é um estado em que podemos estar a qualquer momento, quando efetivamente prestamos atenção focada, consciente, naquilo que estamos realizando naquele momento. Por exemplo, fazer uma refeição prestando atenção plena nos alimentos, nos sabores, texturas, temperatura, aromas, etc. Isso é o que se chama, por exemplo, de mindful eating. Enquanto que meditação é a prática formal em si. É quando paramos e praticamos a meditação e não estamos fazendo outra atividade.

Com a atenção plena, a intenção é manter o foco no momento presente. Então, não é para fugir de qualquer tipo de pensamento e, sim, deixar a mente focada e fazer com que as distrações que apareçam, sejam “deixadas de lado” naquele momento assim que forem reconhecidas como distrações, voltar o foco para o que interessa naquele instante.

 

Como aplicar a técnica Mindfulness

 

As formas mais simples de praticar o Mindfulness são baseadas em criar um ponto de atenção – chamado de âncora, como a nossa respiração, por exemplo. A fim de obter progresso, os exercícios devem ser feitos com regularidade, em ambientes preferencialmente mais silenciosos e posições confortáveis. Contudo, também podem ser praticados durante algumas atividades rotineiras, como ao escovar os dentes, lavar a louça ou ao caminhar.

Quais são os benefícios do Mindfulness?

Adotar essa técnica em seu dia a dia oferece muitas vantagens, em diferentes aspectos do cotidiano. Ao colocar as ações em prática do jeito certo, é possível garantir mais qualidade de vida, bem como outros resultados interessantes. A seguir, veja quais são os principais benefícios da prática regular do Mindfulness:

  • Redução do estresse.

  • Aumento da produtividade.

  • Melhora da capacidade cognitiva.

  • Ampliação da sensação de bem-estar.

  • Melhora do autoconhecimento.

  • Melhora a capacidade de tomada de decisões.

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.