A Vida pede Equilíbrio – Janeiro Branco

janeiro branco

O Janeiro Branco, foi idealizado em 2014 por um psicólogo Brasileiro, o Leonardo Abrahão, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da saúde mental e emocional e como ela afeta a qualidade de vida. Portanto, para ampliar ainda mais o alcance das ações e a visibilidade da campanha, foi fundado o Instituto Janeiro Branco, presidido por Leonardo Abrahão e que também conta com a psicóloga Valéria Ribeiro na vice-presidência.

 

A MINDSELF é uma apoiadora do Instituto e da causa. A escolha do mês de janeiro tem relação com a simbologia do início de ano, que inclui reflexões, definição de novas metas e a oportunidade de recomeçar.

 

Os problemas psicológicos passaram a ser ainda mais discutidos após a pandemia da Covid-19. Os reflexos das crises sanitária e econômica impactaram diretamente o cotidiano dos cidadãos. Segundo a Organização da Saúde (OMS), quase um bilhão de pessoas sofrem de algum transtorno mental no mundo. 

 

Durante o Janeiro Branco sempre são realizadas uma série de atividades baseadas em um tema central, que é modificado a cada ano. Além do calendário proposto pelo projeto de forma ampla, as empresas, departamentos de RH e consultorias de Recursos Humanos são estimuladas a trabalhar o assunto de forma mais estruturada com funcionários e colaboradores.

 

Para 2023, o tema escolhido foi “A VIDA PEDE EQUILÍBRIO”.

 

A imprensa também é uma parceira estratégica para o movimento desde o seu início. A divulgação de matérias, artigos e reportagens possibilitam que a temática seja difundida para todo o território nacional. Nos últimos anos a repercussão também atingiu veículos de comunicação no exterior, com a campanha chegando em países da América Latina, Europa e até mesmo na Austrália.

 

A MINDSELF pode te ajudar a elaborar ações de saúde emocional, bem-estar e qualidade de vida no ambiente corporativo que impactam seus colaboradores em qualquer período do ano. Não deixe de aproveitar períodos e datas comemorativas para chamar a atenção para a importância do autocuidado no ambiente profissional.

 

 

 

Referências:

https://www.gov.br/cetene/pt-br/assuntos/noticias/campanha-janeiro-branco-1

https://www.terra.com.br/noticias/janeiro-branco-campanha-alerta-sobre-saude-mental,b1c6f802e57dc7f198ba4693ca92d7falvo3budd.html

https://vocerh.abril.com.br/saude-mental/janeiro-branco-qual-a-relacao-do-mes-com-a-saude-mental/

https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2023/01/09/vida-pede-equilibrio-e-o-tema-da-campanha-janeiro-branco

https://site.cfp.org.br/nota-de-posicionamento-sobre-a-campanha-janeiro-branco/

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.