A meditação ajuda nos negócios?

A meditacao ajuda nos negocios

A meditação há muito tempo deixou de ser um conceito unicamente oriental. Desde a década de 1960, um número crescente de pesquisadores em todo o mundo descobriu seus benefícios e a recomendou para quem deseja viver uma vida mais saudável e equilibrada. Seja na vida pessoal ou profissional, a prática dessa atividade é capaz de promover inúmeros benefícios para seus praticantes. 

O ambiente de trabalho está em constante mudança e as empresas devem buscar melhorar a qualidade de vida de seus funcionários, para tornar esse espaço mais confortável, já que nele normalmente também experimentamos níveis altos de estresse, depressão e ansiedade. 

A inteligência intelectual sempre foi considerada uma das habilidades mais valiosas para o desempenho ideal no trabalho, no entanto, estudos buscaram outros fatores não cognitivos que podem influenciar positivamente o desempenho no trabalho, como a inteligência emocional que é capaz de afetar a produtividade, se mau desempenhada, e a qualidade das atividades realizadas, além de ajudar a lidar com a pressão, os conflitos e os desafios do cotidiano.

É neste contexto que entra a meditação em favor da saúde mental, pois segundo um estudo realizado pelo Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, com 93 pessoas,  os níveis de estresse foram reduzidos drasticamente com a prática de meditação. 

 

Meditação no trabalho 

As práticas com foco no bem-estar e na qualidade de vida dos colaboradores são cada vez mais necessárias nas organizações, e por ser uma atividade com benefícios comprovados cientificamente, a meditação também pode ser adotada no ambiente corporativo. Com apenas 5 minutos por dia, a prática pode auxiliar na melhora da concentração, da memória, da criatividade, da inteligência emocional e da motivação. 

Existem diversas práticas de meditação, mas muitas pessoas utilizam a de Mindfulness, ou Atenção Plena – que consiste no foco total da mente naquilo que estamos fazendo – como uma ferramenta que promove a produtividade e a melhora da rotina profissional, além de estimular a criatividade e aliviar o estresse.

 

Onde meditar?

Algumas pessoas podem se questionar se o ambiente de trabalho é o local ideal para quem precisa meditar, porém ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é preciso um lugar totalmente silencioso para fazer essa atividade. O que importa, na verdade, é o foco durante a prática da meditação, pois com o tempo, o praticante aprenderá a se concentrar, independentemente dos ruídos externos. 

A posição para meditar também é muito simples, pois não é necessário cruzar as pernas ou sentar no chão, basta apenas se acomodar em uma cadeira confortável e manter a coluna ereta. 

O principal fator na meditação é encontrar um espaço confortável para si mesmo e reservar um tempo para a atividade, caso contrário, o praticante ficará tão preocupado com sua agenda, que não poderá se concentrar no presente e na respiração. 

 

Benefícios da meditação 

O estado de concentração profunda e atenção da mente e do corpo, que a meditação proporciona, é eficaz e pode trazer muitos benefícios para as pessoas, como:

  • Aumento da produtividade; 
  • Concentração aumentada;
  • Diminuição do estresse; 
  • Maior criatividade; 
  • Redução da ansiedade;
  • Aumento da iniciativa; 
  • Resposta mais rápida na execução de tarefas; 
  • Flexibilidade nos relacionamentos interpessoais.

A meditação também pode ser implementada nas empresas como ferramenta de auxílio à  prevenção contra doenças emocionais como a depressão. 

Se você, está curioso sobre os benefícios da meditação na vida e saúde de seus colaboradores? Conheça a MINDSELF e nossos serviços voltados para o bem-estar da sua empresa.

 

Fontes:

¹Link:
¹Link:
²Link

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.