A mediação é uma prática capaz de desenvolver habilidades como a concentração, tranquilidade e o foco no presente.
Por se tratar de uma prática ancestral e com raízes na sociedade oriental, muitas pessoas associam a técnica aos mestres budistas, ou às pessoas com grande disciplina emocional. Mas na verdade, está muito longe disso. A técnica é acessível, e você pode incorporá-la de diversas maneiras em sua rotina, inclusive em apenas cinco minutos.
De modo geral, quando meditamos regularmente, criamos ferramentas internas para lidar com as nossas emoções, com o stress, cansaço, ansiedade e outros. Além do alívio temporário de sentimentos prejudiciais, a meditação transforma a nossa maneira de interagir com o mundo, possibilitando trazer à tona o melhor de nossa personalidade.
Por que meditar?
Você sente dificuldade de se concentrar em tarefas do cotidiano e de ouvir com atenção o que as outras pessoas dizem? Costuma carregar os problemas por onde vai? Então começar praticando cinco minutos de meditação e ir aumentando gradativamente ao longo do tempo até chegar a 15 minutos em média, será o suficiente para auxiliar nisso.
Com benefícios estudados cientificamente, a meditação transforma vidas, pois adquirimos a capacidade de sair do piloto automático e de buscarmos a consciência plena,. Sendo assim, é como um ímã que aprendemos a construir e que tem o poder de nos trazer para o presente.
Separamos alguns dos principais dos benefícios da meditação, para que fique mais fácil entender seu potencial transformador:
1. Meditar é usar menos oxigênio e, com isso, melhorar o funcionamento do corpo em diversos sentidos
Segundo estudos conduzidos por Harvard, quando as pessoas entram em estado meditativo, usam em média 17% menos oxigênio. Com isso, têm uma menor pressão sanguínea e maior produção de ondas cerebrais – o que se reflete até em uma melhor qualidade do sono.
2. É um exercício de foco e concentração
Meditar não é esvaziar a cabeça e ficar sem pensar em nada. Isso é um grande mito. Meditar envolve, na verdade, uma
forma de lidarmos com os pensamentos durante a prática. É como se fosse um exercício para o cérebro e que traz ganhos em termos de foco, concentração e relaxamento físico e mental para quem pratica.
3. Melhora a saúde
De acordo com estudo realizado pela Unifesp, a prática da meditação, duas vezes por semana, durante dois meses, gerou os seguintes resultados:
Aumento da disposição.
Diminuição de dores físicas.
Melhorias em doenças crônicas.
Melhorias na postura.
Melhorias na respiração.
Melhorias no funcionamento do intestino.
4. Reduz a dor de cabeça causada pela enxaqueca
Outro estudo, desenvolvido por Harvard com 19 pessoas que sofriam de enxaqueca e que meditaram por oito semanas, constatou que a dor ficou menos intensa e as crises mais curtas.
5. Regula a capacidade cognitiva, a memória e as emoções
Já no Hospital Geral de Massachusetts, um estudo comprovou os benefícios da meditação. Dessa vez, em relação às modificações que causou na região do córtex pré-frontal. O que foi constatado é que a quantidade de massa cinzenta dos praticantes com mais de 50 anos de idade era a mesma quantidade dos jovens de 25 anos.
Os mesmos pesquisadores fizeram ainda um outro estudo, complementando que, depois de oito semanas de prática de meditação (praticando de 10 a 20 minutos por dia), o cérebro melhora a capacidade cognitiva, emoções e memória. O resultado? Uma mente mais jovem em pouco tempo.