5 dicas para meditar no trabalho

Img

A maior parte do nosso dia é vivenciada no trabalho, e nessas horas temos que resolver inúmeros problemas e situações que acabam gerando estresse. A pressão e o acúmulo de tarefas costumam gerar inúmeras consequências, como: falta de concentração e de atenção, diminuição da produtividade, alta do estresse e da ansiedade. Para ajudar a lidar com os desafios da rotina organizacional, uma das melhores soluções é a meditação.

 

Quando o assunto é meditação durante o período do trabalho, o primeiro pensamento que vem à cabeça é que vamos perder muito tempo para tal prática e que é muito difícil conciliar a minha agenda para conseguir meditar na empresa. Isso é de fato um pensamento totalmente equivocado pois esse momento não precisa ser longo, pode ser apenas alguns minutos de dedicação e concentração em si mesmo e você terá efeitos muito positivos.

Se você quer aproveitar os benefícios da meditação para a sua vida profissional ou até mesmo para a sua equipe, confira 5 dicas para conseguir realizar alguns minutos diários de meditação.

 

1. No intervalo do expediente, sente-se de forma confortável e com a coluna ereta , feche os olhos e respire suavemente, foque na sua respiração, sentindo o ar entrando e saindo, basta prestar atenção na forma como você respira, não precisa mudar nada no seu jeito de respirar.

 

2. Inspire enchendo os pulmões e expire esvaziando-os. Essa é a mesma respiração que tínhamos quando éramos bebês, caso você não consiga de primeira não desista, continue treinando.

 

3. Se você é uma pessoa muito agitada que acredita que não conseguirá ficar 5 minutos, quieta e “ sem fazer nada” com os olhos fechados, você pode tentar uma outra forma. Simplesmente pare no seu local de trabalho mesmo por um instante e observe ao seu redor, preste atenção se está frio ou quente, quais barulhos está escutando, verifique se o tempo está aberto ou nublado, perceba a sua postura em sua cadeira. Trazer atenção plena ao momento presente é uma forma de meditar também.

 

4. Procure não se preocupar com o entorno. Treinar a sua concentração em si mesmo é algo que você vai aprimorando enquanto pratica. Você vai perceber que com o tempo, fica cada vez mais fácil se concentrar, mesmo com as diversas distrações que encontramos em nosso dia a dia.

 

5. Durante a meditação desapegue do mundo ao seu redor, observe os seus pensamentos e respiração. Deixe fluir sem julgamentos neste momento. Não se preocupe com certo e errado agora, simplesmente fique consciente do seu corpo e do momento.

 

Com o passar do tempo, praticando sempre, você vai perceber uma melhora na atenção, na criatividade, diminuição do estresse e ansiedade e em muitos outros problemas.

A MindSelf, trabalha para manter a sua saúde em dia e da sua organização, entre em contato conosco para conhecer nossos programas de meditação e Mindfulness, que auxiliam no cuidado preventivo da saúde emocional e descubra como aprimorar habilidades de inteligência emocional da sua equipe.

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.