4 dicas para evitar a síndrome de Burnout na sua empresa

Img

A síndrome de Burnout afeta cada vez mais trabalhadores. As empresas devem ficar atentas aos sinais que os funcionários podem apresentar e tentar corrigir alguns procedimentos que levam a isso.

Com base nessa situação, preparamos um artigo com algumas dicas de como evitar o Burnout nas empresas.

O que é a síndrome de Burnout?

 

Essa síndrome é um tipo de distúrbio psicológico causado por um nível elevado de estresse e tensão emocional no ambiente de trabalho. Muitas empresas hoje possuem uma carga muito alta de tensão, aliado a outros tipos de problema, podem causar o total esgotamento do funcionário. Geralmente, a síndrome de Burnout é causada por falta de autonomia e flexibilidade no ambiente de trabalho, carga horária excessiva e contínua, procedimentos onerosos, atmosfera tóxica e ausência de recompensas por objetivos atingidos.

 

Impactos da síndrome de Burnout nas empresas

 

Os principais impactos negativos do Burnout são a baixa produtividade e o aumento no número de erros dos colaboradores. O problema é que muitas vezes a direção da empresa não percebe o que está acontecendo e somente quando os prejuízos são grandes é que uma atitude para corrigir o problema é tomada. É importante destacar que a síndrome de Burnout pode impactar todas as áreas da empresa, desde a operação propriamente dita até o atendimento ao cliente. Os efeitos negativos da ausência de saúde mental no ambiente de trabalho são catastróficos.

Dicas de como evitar a síndrome de Burnout na sua empresa

Segue uma lista com algumas dicas que podem ajudar a sua empresa a evitar a síndrome de Burnout.
 

1 – Criação de uma forte cultura corporativa

A cultura organizacional da empresa é o instrumento mais importante para evitar o esgotamento dos colaboradores. A empresa deve sempre ser forte, transparente e incentivar a valorização das pessoas e privilegiar a comunicação para solução de problemas.
 

2 – Proporcionar tempo de relaxamento

Estabelecer períodos para meditação e relaxamento pode ser fundamental para aliviar a carga de estresse sob os funcionários. Criar um habito de meditação, a partir da contratação de empresa especializada no assunto, é uma boa alternativa para evitar o Burnout.

 

3 – Incentive a prática de atividades físicas

 

A prática de exercícios físicos aumenta a produtividade. Isso pode ser feito através de programas internos, como ginástica laboral ou externos, como parcerias com academias. Estimular um estilo de vida saudável é importante tanto para o colaborador como para a empresa.

 

4 – Trabalhe bem a comunicação

 

Muitas vezes os funcionários se sentem sozinhos e essa é uma das causas da síndrome de Burnout. Por isso, incentive a interação entre as pessoas e, principalmente, momentos de descontração para melhorar o ambiente de trabalho como um todo. Se a sua empresa precisa de programas que evitam a síndrome de Burnout não perca mais tempo. Entre em contato conosco.

 

Você já meditou hoje ?

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.