3 estratégias para ter colaboradores mais engajados

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Dificuldades para lidar com as situações que ocorrem durante a realização das tarefas de trabalho podem causar muito stress e desmotivar seus colaboradores. Essa realidade pode afetar diretamente os resultados da empresa, uma vez que pessoas infelizes tendem a ser bem menos produtivas.

É importante ter em mente, que a desmotivação pode ser causada por diversos fatores. Portanto, é essencial treinar os líderes para ficarem atentos e poderem identificar os sinais de desmotivação e perceberem os sentimentos de cada colaborador mediante as dificuldades do dia a dia.

Pensando em reverter alguns problemas causados pela falta de motivação dos times, separamos algumas estratégias para que você mantenha a todos cada vez mais engajados.

Quais os benefícios de contar com colaboradores engajados?

Antes de aprender as dicas, é necessário entender como isso irá impactar diretamente na sua empresa.

 

• Profissionais engajados vestem a “camisa” da empresa, estando sempre comprometidos com as tarefas e os objetivos.

• Aumenta a retenção de talentos: colaboradores felizes querem permanecer na organização, pois se sentem importantes para a empresa.

• Melhora o clima da organização: o ambiente fica mais alegre e harmônico, pois todos se sentem valorizados.

 

Agora que você já viu como pode ser benéfico contar com iniciativas que aumentem o engajamento dos colaboradores, separamos algumas dicas para que você aplique e tenha sucesso nessa missão.

 
 

1. Invista no conhecimento de seus colaboradores

Além de fornecer treinamentos voltados para a área de atuação dentro da empresa, pense em oferecer condições para que todos invistam em sua própria educação, da maneira que acharem melhor.

Dessa forma, os colaboradores irão aprimorar seus conhecimentos e melhorar seu trabalho a curto e médio prazo. Isso demonstra uma valorização e preocupação da empresa com o crescimento pessoal e profissional de cada um.

 

2. Recompense as ações e os resultados de seus colaboradores

Seja com vales presentes ou ações de reconhecimento dentro da empresa, demonstre que você valoriza todo o esforço realizado pelos colaboradores para atingirem os resultados esperados.

Esses pequenos atos fazem com que o profissional se sinta importante, motivando-o a fazer sempre o melhor trabalho, de modo a contribuir para que a organização alcance todos os seus objetivos.

 

3. Se preocupe com a saúde mental do seu colaborador

Problemas pessoais ou dentro da empresa afetam, e muito, o psicológico e o emocional do profissional. Por isso, se preocupe com essa área, que é tão importante quanto a saúde física.

Diversos atos podem ser realizados pela organização, por exemplo, evite criar um ambiente de muita pressão e desenvolva ações para debater o tema da saúde emocional abertamente. Criar esse espaço para conversar em grupo, torna o ambiente mais leve e cooperativo e ajuda a desmistificar o tema.

É importante ter a ciência de que promover a saúde mental dentro da sua empresa é essencial. Quando não se fala sobre o assunto, esse problema pode aumentar e desencadear diversas situações desagradáveis a curto prazo, como quadros de ansiedade e depressão, além do fato dos colaboradores não se sentirem suportados ou à vontade para procurar ajuda.

Para ajudar a manter a saúde em dia da sua organização, você pode contar com a MindSelf. Nossos Programas de Meditação e Mindfulness ajudam a cuidar preventivamente da saúde emocional e a aprimorar habilidades de inteligência emocional de sua equipe.

 

Você já meditou hoje ?

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