Como ter mais produtividade e felicidade no trabalho

Img

Nos dias de hoje uma empresa não pode estar exclusivamente preocupada em obter lucros de forma predatória, até porque existe uma relação importante entre felicidade e produtividade. Certamente o lucro é desejável, no entanto, cada vez mais é necessário que as empresas tomem medidas para que o ambiente de trabalho seja mais saudável e prazeroso. Um local estressante, rodeado de conflitos impacta diretamente no resultado da empresa.

 

O que diz a ciência sobre a relação felicidade e produtividade

Pessoas felizes produzem mais e melhor, e essa afirmação tem base cientifica! Shawn Achor, autor do livro “O jeito Harvad de ser Feliz“, aponta que um cérebro positivo atua de forma 31% mais produtiva sendo capaz de produzir 37% mais vendas. Nas palavras do autor: “Acredito que os indivíduos são capazes de alinhar seus pensamentos e se tornar mais otimistas e felizes“.

 

O que a empresa pode fazer para aumentar a felicidade no local de trabalho?

É importante que a empresa procure tornar o ambiente de trabalho o menos agressivo possível, sendo assim, é necessária uma análise de todo o processo produtivo para verificar onde ocorrem obstáculos para um trabalho harmonioso e pacífico. Ocorrências como assédio moral, cobranças constantes e metas quase impossíveis são barreiras para a felicidade do colaborador e, logo, para a melhor eficiência da empresa. Apesar de não existir uma fórmula pronta, pequenas dicas podem fazer a diferença para aumentar a felicidade na empresa:

  • Crie instrumentos para ouvir ativamente as queixas e questões pessoais de todos os colaboradores, em todos os níveis da empresa;

  • Envolva seu time nas atividades e partilhe as decisões, isto aumenta a sensação de relevância e pertencimento do colaborador;

  • Saiba reconhecer as pequenas conquistas tanto quanto os grandes projetos.

 

A busca pela felicidade é uma busca interna e uma jornada pessoal de cada um, de modo que, por mais que a empresa forneça um local propício, o colaborador pode encontrar dificuldades para ter tranquilidade no trabalho, pois fatores como ansiedade, nervosismo e depressão estão cada vez mais presentes no ambiente empresarial.

 

 

 

Felicidade aumenta produtividade no trabalho

Como comentamos, existe uma relação direta entre a felicidade e o aumento da produtividade em um local de trabalho, pois empregados que são felizes tendem a trabalhar mais e melhor. Um estudo feito nos EUA, indicou que trabalhadores que não estão felizes se mostraram 10% menos produtivos, enquanto os que estavam felizes no ambiente de trabalho foram 12% mais produtivos.

Segundo os pesquisadores, foi notável que as emoções positivas revigoraram, o que mostra efeitos positivos na produtividade e no comportamento. A felicidade também melhora envolvimento com a rotina de trabalho, uma vez que os trabalhadores passam a estar mais presentes e ativos. Um ambiente de trabalho feliz e agradável representa um aumento na permanência dos trabalhadores na empresa, diminuindo consequentemente a rotatividade. Em geral, os trabalhadores felizes estão mais dispostos a entregar além do esperado.

 

Outras Formas de estimular a felicidade na empresa

Existem mais formas de aumentar a felicidade dos funcionários dentro da empresa, uma delas é implantar intervalos funcionais entre as atividades, ouvir sugestões dos colaboradores de forma informal e implantar práticas que ajudem os colaboradores com o seu autoconhecimento e que proporcionem lidar melhor com o estresse, ajudando também no desenvolvimento do foco e da concentração. A prática da Meditação e do Mindfulness no trabalho pode ser um grande aliado nesse sentido, pois auxilia o indivíduo a manter a mente no presente, melhora a concentração e tem consequências benéficas para o desenvolvimento da inteligência emocional das pessoas, fundamental para você se sentir mais FELIZ. Acesso nosso blog e conheça também os 6 benefícios da meditação no ambiente de trabalho!
 

Você já meditou hoje ?

Compartilhe esse post:

Solicite aqui um CONVITE

Preencha o formulário e receba um convite para experimentar o APP MeDIT sem nenhum custo.