Buscar
  • MINDSELF

Como ter Atenção Plena em tempos de COVID-19

E de repente somos surpreendidos com a possibilidade de um vírus a nossa frente e, para proteger nossos bens mais valiosos: nossa vida e nossa saúde, somos obrigados a mudar nossas rotinas de modo radical.


O mundo lá fora pede distanciamento, é um momento de recolhimento.

De repente, os referenciais externos que sempre nos movimentaram, sumiram...o local do trabalho, os horários, deslocamentos pela cidade, tudo desapareceu, lazer, cursos, esportes, encontros sociais...estamos em casa, isolados fisicamente do mundo, emoções afloradas, nosso corpo físico também dá sinais de estranhamento, tensão, insônia, desconfortos, afinal ele também está habituado com a rotina do mundo... No lugar de nossos planejamentos, objetivos e metas ocorreu uma invasão: um enorme sentimento de frustração. 


Todo este cenário apenas confirma que a vida é efêmera, é frágil, e foge do nosso controle...talvez nunca ficou tão claro que o único momento que temos de verdade, é o aqui e agora...o amanhã é incerto...na verdade, ele sempre foi, apenas estamos confirmando isso.


É importante compreendermos que, diante de cenários de grandes mudanças, é natural desencadearmos sensações de desorganização, desânimo, ansiedade e insegurança...a vida nos jogou nesta situação e nos pede equilíbrio emocional, jogo de cintura e capacidade de adaptação.

Não existem fórmulas mágicas para essa adaptação e penso que cada pessoa, do seu jeito, encontra seus próprios recursos para driblar tudo isso. Pessoalmente e, profissionalmente, afirmo que, entre tantos, existe um recurso muito valioso disponível para todos mas que talvez poucos ainda tenham acesso e conhecimento: a prática da Meditação.


Nosso tempo que sempre foi tão apertado e restrito, agora se afrouxou, está mais amplo, e é agora que podemos reservar ao menos de 10 a 15 minutos diários para começar a meditar. Precisamos apenas nos sentar, de preferência em um local mais reservado e sem interrupções, e começar a prestar atenção em nossa respiração, da forma que ela é, sem necessidade de alterar nada, com calma e tranquilidade. Comece devagar, com poucos minutos ao dia e vá aumentando aos poucos para chegar em 15 minutos sem se apressar ou exigir demais de você. Lembre-se, não começamos correndo uma maratona, começamos caminhando...


Meditar, segundo diversos estudos científicos, pode ajudar a equilibrar os níveis de cortisol e adrenalina no organismo, o que proporciona diminuição da ansiedade e ajuda a evitar o estresse, trazendo benefícios para nossa saúde física e emocional, possibilitando desenvolver um estado de consciência plena (mindfulness), o que vai nos favorecer para enfrentar e aceitar esse momento com maior equilíbrio emocional e tranquilidade.

Comece a meditar hoje, caso você precise de orientações, conte com a MindSelf para te ajudar! Tenho certeza de que sairemos fortalecidos deste novo momento.


Escrito por Sueli Klemenchuk - Psicóloga e instrutora de meditação na MindSelf e publicado por Alexandre Ayres - Sócio-fundador e Palestrante da MindSelf.


0 visualização
  • logo_mindself5

CONTATO

Como você chegou até a MindSelf?
  • telefone

Se preferir, entre em contato pelos telefones (11) 98689-9274 / 98354-7765

  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook MindSelf

© 2018 by MINDSELF DESENVOLVIMENTO HUMANO LTDA.