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A meditação e o seu cérebro

Praticar meditação na empresa pode estimular as áreas cognitivas do seu cérebro, otimizando a sua habilidade de aprendizado, aperfeiçoando aspectos de sua coordenação motora e de sua psicomotricidade. A meditação também pode te ajudar nas suas habilidades de manter o foco e a concentração, na ativação da sua memória, na sua percepção auditiva e melhorar a sua criatividade.

Quem medita amplia as defesas do corpo, isso porque durante a prática, a enzima telomerase, ligada ao sistema imunológico, responsável pela longevidade das células é favorecida por uma ação intensificada.

Não existe uma única maneira de meditar. Podemos praticar de diferentes formas e com diferentes técnicas baseadas em: atenção a respiração, usando visualizações, através da percepção de sons, com atenção ao seu corpo, sensações no momento ou até mesmo praticando alguma atividade com atenção e ritmo focados.

A Meditação na empresa é uma prática que treina e desenvolve nossas mentes nos capacitando para sermos mais efetivos para lidar com os desafios e adversidades que encontramos em nosso dia-a-dia.

Dicas para experimentar a meditação:


Comece com poucos minutos, não tente meditar por 15 minutos se é a sua primeira vez. Inicie com apenas 4, 5 minutos e vá aumentando até chegar aos 15/20 minutos. Você não precisa de um lugar especial, apenas sente em uma cadeira, feche os seus olhos de forma suave, e inicie observando sua postura. Sinta como as pernas tocam na cadeira, como os pés estão apoiados no chão e como é a sensação da textura das suas roupas na pele. Durante o exercício, experimente tomar consciência do seu corpo no momento presente, sem julgamentos, apenas sentindo a sua presença no ambiente em que estiver. Sentir algumas sensações durante a prática da meditação é absolutamente normal, principalmente, nas suas primeiras tentativas e é parte do processo de ficar atento a si mesmo e as suas reações.

Apenas acompanhe sua respiração, sem alterar a forma como você respira, simplesmente inspire e expire com a sua atenção focada nesse processo. Caso você se distraia, é absolutamente normal, apenas seja gentil consigo, pois as distrações e os pensamentos que surgem neste momento acontecem naturalmente. Basta você reconhecer que se distraiu e voltar novamente a sua atenção para o foco da atividade que estiver praticando, sendo o mais fácil, voltar a atenção para a sua própria respiração.

Termine sua a meditação de forma gentil consigo mesmo, abrindo os olhos suavemente, e movimentando levemente seu corpo. Observe como seu corpo se sente agora, logo após encerrar a sua prática.

Tenha a certeza de que a prática habitual da meditação e do mindfulness na empresa pode realmente melhorar a sua qualidade de vida a médio prazo, influenciando o seu equilíbrio emocional e tornando você uma pessoa mais feliz consigo mesmo e com melhor saúde mental, além de afastar de você o risco do temido burnout.

Você já meditou hoje?


Alexandre Ayres é sócio-fundador e palestrante da MindSelf

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